A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE UMA PESQUISA-AÇÃO COM ESTUDANTES DO 5º ANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129241 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 5066 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE UMA PESQUISA-AÇÃO COM ESTUDANTES DO 5º ANO" "resumo" => "Este trabalho relata uma pesquisa-ação realizada em uma escola municipal de Coari/AM que teve como objetivo investigar a aplicação da Computação como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental I, especificamente no 5º ano. A intervenção envolveu a aplicação de questionários, aulas teóricas e práticas utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e metodologias ativas. Foram desenvolvidas atividades práticas como introdução ao Pacote Office, programação em blocos, robótica educacional e realidade virtual. A participação dos estudantes demonstrou um aumento significativo no engajamento e na motivação para o aprendizado. Os dados coletados indicaram que, antes da intervenção, 49,2% dos estudantes nunca haviam utilizado os computadores da escola em atividades educativas. Após a implementação das práticas pedagógicas, 87,3% dos estudantes relataram que aprender com o suporte do computador tornou as aulas mais dinâmicas e interessantes, aguçando seu interesse e curiosidade pelo conhecimento. Os professores também reconheceram os benefícios da Computação no ensino, apontando a facilidade na compreensão de conceitos complexos e a preparação dos estudantes para o mundo digital como aspectos fundamentais. No entanto, a pesquisa revelou desafios estruturais, como a necessidade de infraestrutura adequada e formação docente especializada para o uso efetivo das TDICs. Os resultados evidenciam a importância da inclusão da Computação no currículo escolar, não apenas como um suporte tecnológico, mas como um meio de desenvolver habilidades cognitivas e criativas nos estudantes. A intervenção demonstrou que a Computação pode tornar a aprendizagem mais significativa, promovendo a autonomia dos estudantes e incentivando-os a solucionarem problemas por meio do pensamento computacional. Este estudo reforça a necessidade de políticas educacionais voltadas para a implementação sistemática das TDICs, garantindo o acesso equitativo à tecnologia e preparando os estudantes para os desafios da sociedade digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5066_TB294_08022025163458.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIO SILVA" "autor_email" => "julio.silva@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129241 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 5066 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE UMA PESQUISA-AÇÃO COM ESTUDANTES DO 5º ANO" "resumo" => "Este trabalho relata uma pesquisa-ação realizada em uma escola municipal de Coari/AM que teve como objetivo investigar a aplicação da Computação como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental I, especificamente no 5º ano. A intervenção envolveu a aplicação de questionários, aulas teóricas e práticas utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e metodologias ativas. Foram desenvolvidas atividades práticas como introdução ao Pacote Office, programação em blocos, robótica educacional e realidade virtual. A participação dos estudantes demonstrou um aumento significativo no engajamento e na motivação para o aprendizado. Os dados coletados indicaram que, antes da intervenção, 49,2% dos estudantes nunca haviam utilizado os computadores da escola em atividades educativas. Após a implementação das práticas pedagógicas, 87,3% dos estudantes relataram que aprender com o suporte do computador tornou as aulas mais dinâmicas e interessantes, aguçando seu interesse e curiosidade pelo conhecimento. Os professores também reconheceram os benefícios da Computação no ensino, apontando a facilidade na compreensão de conceitos complexos e a preparação dos estudantes para o mundo digital como aspectos fundamentais. No entanto, a pesquisa revelou desafios estruturais, como a necessidade de infraestrutura adequada e formação docente especializada para o uso efetivo das TDICs. Os resultados evidenciam a importância da inclusão da Computação no currículo escolar, não apenas como um suporte tecnológico, mas como um meio de desenvolver habilidades cognitivas e criativas nos estudantes. A intervenção demonstrou que a Computação pode tornar a aprendizagem mais significativa, promovendo a autonomia dos estudantes e incentivando-os a solucionarem problemas por meio do pensamento computacional. Este estudo reforça a necessidade de políticas educacionais voltadas para a implementação sistemática das TDICs, garantindo o acesso equitativo à tecnologia e preparando os estudantes para os desafios da sociedade digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5066_TB294_08022025163458.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIO SILVA" "autor_email" => "julio.silva@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }