LETRAMENTO E NUMERAMENTO: AÇÃO DO PIBID NA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA-GO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129185 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 4746 "titulo" => "LETRAMENTO E NUMERAMENTO: AÇÃO DO PIBID NA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA-GO" "resumo" => "O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) permite que os acadêmicos de cursos de licenciatura desenvolvam, desde o início de sua formação, habilidades essenciais para a docência na educação básica. O programa tem como objetivo inserir os futuros professores na prática escolar, contribuindo para a sua formação. Os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Goianésia, por meio do PIBID, realizam uma imersão na educação básica do município de Goianésia-GO, participando de ações pedagógicas que são realizadas na escola campo, dentre elas o reforço escolar e atividades de letramento e numeramento com as crianças não alfabetizadas. São diversas as dificuldades de aprendizagem que se apresentam nas instituições escolares o que demanda a aplicação de novas propostas pedagógicas, com o objetivo de melhorar o rendimento dos alunos favorecendo o acompanhamento dos conteúdos curriculares. Assim, alfabetizar na perspectiva do letramento e numeramento é uma das propostas dos núcleos de Pedagogia e Alfabetização do PIBID Goianésia. Autores como Soares (2010) e Freire (1996), descrevem a importância do letramento e numeramento significativos para o desenvolvimento escolar. A fim de observar o impacto dessa ação nas escolas-campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos e professores titulares, bem como observação participante. Os resultados parciais apontam a importância do reforço escolar para alunos com dificuldade de aprendizagem. Pois, notou-se que o acompanhamento sistemático de alguns alunos possibilitou uma melhoria nas habilidades de leitura, escrita e raciocício lógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4746_TB220_31012025230158.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILDA GONCALVES VIEIRA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "NILDA" "autor_email" => "nildagvsantiago@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129185 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 4746 "titulo" => "LETRAMENTO E NUMERAMENTO: AÇÃO DO PIBID NA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA-GO" "resumo" => "O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) permite que os acadêmicos de cursos de licenciatura desenvolvam, desde o início de sua formação, habilidades essenciais para a docência na educação básica. O programa tem como objetivo inserir os futuros professores na prática escolar, contribuindo para a sua formação. Os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Goianésia, por meio do PIBID, realizam uma imersão na educação básica do município de Goianésia-GO, participando de ações pedagógicas que são realizadas na escola campo, dentre elas o reforço escolar e atividades de letramento e numeramento com as crianças não alfabetizadas. São diversas as dificuldades de aprendizagem que se apresentam nas instituições escolares o que demanda a aplicação de novas propostas pedagógicas, com o objetivo de melhorar o rendimento dos alunos favorecendo o acompanhamento dos conteúdos curriculares. Assim, alfabetizar na perspectiva do letramento e numeramento é uma das propostas dos núcleos de Pedagogia e Alfabetização do PIBID Goianésia. Autores como Soares (2010) e Freire (1996), descrevem a importância do letramento e numeramento significativos para o desenvolvimento escolar. A fim de observar o impacto dessa ação nas escolas-campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos e professores titulares, bem como observação participante. Os resultados parciais apontam a importância do reforço escolar para alunos com dificuldade de aprendizagem. Pois, notou-se que o acompanhamento sistemático de alguns alunos possibilitou uma melhoria nas habilidades de leitura, escrita e raciocício lógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4746_TB220_31012025230158.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILDA GONCALVES VIEIRA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "NILDA" "autor_email" => "nildagvsantiago@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }