DESAFIOS E LIMITAÇÕES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE JUNDIAÍ
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124017 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "DESAFIOS E LIMITAÇÕES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE JUNDIAÍ" "resumo" => "Este trabalho discute a relação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), analisando as dificuldades, entraves e limitações enfrentadas no cotidiano escolar. O estudo foi desenvolvido no âmbito de um estágio remunerado realizado na rede pública de ensino do município de Jundiaí, a partir de observações e de uma pesquisa bibliográfica que fundamentou a análise. Busca-se compreender como os docentes percebem e utilizam as tecnologias em suas práticas pedagógicas, identificando barreiras que dificultam a integração das TDIC no processo de ensino-aprendizagem. Entre os aspectos considerados estão a infraestrutura disponível, a formação docente e as condições de trabalho que impactam diretamente a efetividade do uso de recursos digitais em sala de aula. Os resultados apontam que, embora haja interesse e reconhecimento da importância das tecnologias na educação, persistem desafios relacionados à dificuldade pessoal do professor em perceber as tecnologias como ponte que promove conexões entre a teoria e a prática no processo de ensino; em vez disso, as tecnologias digitais são muitas vezes percebidas como ferramentas de alienação e/ou distanciamento. Constatou-se ainda que há pouca oferta de formação continuada, o acesso desigual a recursos e a sobrecarga de demandas pedagógicas. A investigação contribui para a reflexão sobre a necessidade de políticas educacionais e institucionais que favoreçam o uso crítico e inovador das tecnologias digitais, de modo a ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem na escola pública." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores e Didática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID32_TB67_23102025202414.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CORRÊA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "martins.correa.aline@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PADRE ANCHIETA DE VÁRZEA PAULISTA (ANCHIETA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124017 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "DESAFIOS E LIMITAÇÕES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE JUNDIAÍ" "resumo" => "Este trabalho discute a relação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), analisando as dificuldades, entraves e limitações enfrentadas no cotidiano escolar. O estudo foi desenvolvido no âmbito de um estágio remunerado realizado na rede pública de ensino do município de Jundiaí, a partir de observações e de uma pesquisa bibliográfica que fundamentou a análise. Busca-se compreender como os docentes percebem e utilizam as tecnologias em suas práticas pedagógicas, identificando barreiras que dificultam a integração das TDIC no processo de ensino-aprendizagem. Entre os aspectos considerados estão a infraestrutura disponível, a formação docente e as condições de trabalho que impactam diretamente a efetividade do uso de recursos digitais em sala de aula. Os resultados apontam que, embora haja interesse e reconhecimento da importância das tecnologias na educação, persistem desafios relacionados à dificuldade pessoal do professor em perceber as tecnologias como ponte que promove conexões entre a teoria e a prática no processo de ensino; em vez disso, as tecnologias digitais são muitas vezes percebidas como ferramentas de alienação e/ou distanciamento. Constatou-se ainda que há pouca oferta de formação continuada, o acesso desigual a recursos e a sobrecarga de demandas pedagógicas. A investigação contribui para a reflexão sobre a necessidade de políticas educacionais e institucionais que favoreçam o uso crítico e inovador das tecnologias digitais, de modo a ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem na escola pública." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores e Didática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID32_TB67_23102025202414.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CORRÊA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "martins.correa.aline@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PADRE ANCHIETA DE VÁRZEA PAULISTA (ANCHIETA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }