Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

PP ONLINE NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS A SERVIÇO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Políticas Públicas, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123992
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 493
    "titulo" => "PP ONLINE NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS A SERVIÇO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo examina, a partir de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental a implementação da plataforma digital PP Online pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME-Campinas), discutindo suas potencialidades e limites no processo de consolidação da gestão democrática na educação pública. Considerando a pesquisa bibliográfica etapa fundamental na construção de um referencial teórico consistente, fornecendo subsídios para a análise crítica do objeto investigado e a pesquisa documental como particularmente relevante no campo educacional, pois possibilita compreender as intenções, tensões e contradições que atravessam os discursos e as políticas educacionais expressas em documentos oficiais, como o Projeto Pedagógico (PP). O estudo objetiva articular reflexões sobre as relações entre tecnologias digitais, autonomia, participação e emancipação pedagógica. Também são mobilizados resultados de pesquisas recentes sobre a elaboração de projeto pedagógico online e sobre a trajetória da Avaliação Institucional Participativa (AIP) na rede municipal de Campinas, que evidenciam aproximações conceituais entre ambas as políticas. Conclui-se que o PP Online, quando orientado pelos princípios da dialogicidade freireana e da socialização do poder proposta por Victor Paro, pode configurar-se como uma tecnologia pública emancipatória, promotora da transparência e da participação social. Entretanto, sua efetivação requer condições concretas de autonomia institucional, tempo coletivo e formação política dos sujeitos escolares envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Políticas Públicas, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID493_TB39_16102025233030.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANEY CRISTINA DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Janey Silva Rod"
    "autor_email" => "janey.silva@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUCCAMPINAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123992
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 493
    "titulo" => "PP ONLINE NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS A SERVIÇO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo examina, a partir de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental a implementação da plataforma digital PP Online pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME-Campinas), discutindo suas potencialidades e limites no processo de consolidação da gestão democrática na educação pública. Considerando a pesquisa bibliográfica etapa fundamental na construção de um referencial teórico consistente, fornecendo subsídios para a análise crítica do objeto investigado e a pesquisa documental como particularmente relevante no campo educacional, pois possibilita compreender as intenções, tensões e contradições que atravessam os discursos e as políticas educacionais expressas em documentos oficiais, como o Projeto Pedagógico (PP). O estudo objetiva articular reflexões sobre as relações entre tecnologias digitais, autonomia, participação e emancipação pedagógica. Também são mobilizados resultados de pesquisas recentes sobre a elaboração de projeto pedagógico online e sobre a trajetória da Avaliação Institucional Participativa (AIP) na rede municipal de Campinas, que evidenciam aproximações conceituais entre ambas as políticas. Conclui-se que o PP Online, quando orientado pelos princípios da dialogicidade freireana e da socialização do poder proposta por Victor Paro, pode configurar-se como uma tecnologia pública emancipatória, promotora da transparência e da participação social. Entretanto, sua efetivação requer condições concretas de autonomia institucional, tempo coletivo e formação política dos sujeitos escolares envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Políticas Públicas, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID493_TB39_16102025233030.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANEY CRISTINA DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Janey Silva Rod"
    "autor_email" => "janey.silva@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUCCAMPINAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Este artigo examina, a partir de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental a implementação da plataforma digital PP Online pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME-Campinas), discutindo suas potencialidades e limites no processo de consolidação da gestão democrática na educação pública. Considerando a pesquisa bibliográfica etapa fundamental na construção de um referencial teórico consistente, fornecendo subsídios para a análise crítica do objeto investigado e a pesquisa documental como particularmente relevante no campo educacional, pois possibilita compreender as intenções, tensões e contradições que atravessam os discursos e as políticas educacionais expressas em documentos oficiais, como o Projeto Pedagógico (PP). O estudo objetiva articular reflexões sobre as relações entre tecnologias digitais, autonomia, participação e emancipação pedagógica. Também são mobilizados resultados de pesquisas recentes sobre a elaboração de projeto pedagógico online e sobre a trajetória da Avaliação Institucional Participativa (AIP) na rede municipal de Campinas, que evidenciam aproximações conceituais entre ambas as políticas. Conclui-se que o PP Online, quando orientado pelos princípios da dialogicidade freireana e da socialização do poder proposta por Victor Paro, pode configurar-se como uma tecnologia pública emancipatória, promotora da transparência e da participação social. Entretanto, sua efetivação requer condições concretas de autonomia institucional, tempo coletivo e formação política dos sujeitos escolares envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.