Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO, INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO COM ESTUDANTES, FAMÍLIAS E COMUNIDADE ESCOLAR

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto Redes sociais como espaço de diálogo, informação e formação com estudantes, famílias e comunidade escolar, desenvolvido na EMEF/EJA Profª Sylvia Simões Magro, em Campinas/SP. O projeto busca explorar as redes sociais institucionais (Facebook, Instagram e WhatsApp) como canais pedagógicos e de comunicação, fortalecendo a identidade da escola e promovendo maior engajamento da comunidade. Com base nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do município, o projeto contempla dimensões como a promoção da investigação, a formação cidadã, a apropriação cultural e a educação digital. A metodologia envolve a produção colaborativa de conteúdos informativos, culturais e pedagógicos, realizados em parceria entre professores, estagiários e estudantes participantes do projeto audiovisual da escola. Entre as ações, destacam-se a produção de conteúdos nas redes sociais, a criação da identidade visual da unidade, a produção de vídeos e templates institucionais. Os resultados apontam para uma comunicação mais ágil e transparente, maior participação das famílias e fortalecimento da imagem institucional da escola. O projeto demonstra que, quando bem gerenciadas, as redes sociais podem se consolidar como um espaço de diálogo democrático, colaborativo e formativo no contexto da educação pública.

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