Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

A GESTÃO ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS EMERGENTES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Este artigo reflete sobre a atuação do gestor educacional frente à integração das tecnologias emergentes (TICs) e metodologias ativas, visando promover práticas mais colaborativas, éticas e inovadoras. A gestão escolar é apresentada como uma empreitada complexa, cuja adaptação à era digital exige que o gestor, além de suas funções administrativas, atue como um agente pedagógico e articulador da reorganização do ensino e da aprendizagem. O desafio central é equilibrar a inovação tecnológica que oferece otimização de processos, personalização do aprendizado e gestão de dados com questões cruciais como infraestrutura, resistência cultural e, principalmente, a necessidade de qualificação do professor como agente transformador. Temos como parceiros teóricos os autores Moran (2015) e Kenski (2012) Freire ( 1996), nos quais os estudos apontam que a efetividade das TICs depende de uma mudança de mentalidade e do gestor para criar condições institucionais à qual a equipe experimente e utilize metodologias ativas. Para tanto adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica, baseada na interpretação crítica de textos acadêmicos para refletir sobre a formação e o papel dos gestores diante das inovações, concluindo que a falta de formação específica resulta em um uso instrumental das tecnologias, reforçando a urgência do desenvolvimento profissional contínuo.

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