O presente trabalho tem como propósito principal descrever as atividades desenvolvidas durante a execução da oficina intitulada: As contribuições da psicoestimulação por meio do raciocínio lógico-matemático na educação de idosos, bem como relatar as experiências vivenciadas a partir da percepção dos participantes envolvidos. Vale ressaltar que a oficina foi realizada no II Encontro Cajazeirense de Matemática do IFPB/Campus de Cajazeiras, destinada para profissionais que trabalham com idosos nos mais diversos contextos sociais (instituições escolares, grupos de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos e demais interessados pela temática). A partir dessa experiência foi perceptível que os envolvidos desenvolveram mecanismos mentais, bem como raciocínio, percepção, atenção, memória e linguagem, de forma que contribua para melhorias na Educação de idosos, através da psicoestimulação e da análise crítica-reflexiva presente nas atividades de raciocínio lógico-matemático que estimule os processos cognitivos básicos, o que consequentemente deverá promover mudanças na prática pedagógica destes profissionais e na saúde mental dos idosos. Para isso foram desenvolvidas situações didáticas e adidáticas que fortaleçam as funções neoplásticas dos participantes, para que os mesmos possam ser agentes multiplicadores em seus contextos de atuação profissional, centrando-se na reflexão e socialização de conhecimentos e experiências. Tudo isso para desmistificar ideias preconcebidas agregadas a Educação de idosos quando relacionamos a importância da Educação Matemática nesta fase de suas vidas.