A aposentadoria caracteriza-se por ser uma transição que envolve a expansão, redefinição e mudanças de papéis, fatores que representam grande importância quando relacionado ao envelhecimento humano. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções acerca da aposentadoria em professores da rede estadual de ensino do interior paraibano que se encontra em situação de pré-aposentadoria, e como objetivo específico: verificar as expectativas e planejamentos frente à aposentadoria. Participaram deste estudo dez professores, sendo sete mulheres e três homens, com idades compreendidas entre os 60 e 63 anos, que estão com a aposentadoria prevista para os anos de 2015 a 2019. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por meio da aplicação do questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada e tratada através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos evidenciaram a falta de organização e planejamento como uma das principais dificuldades enfrentadas pelos professores no período que antecede a aposentadoria. Conclui-se a necessidade de implantação de programas de preparação para aposentadoria, visando principalmente a orientação e a construção de um novo projeto de vida.