SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA: INTERVENÇÕES GRUPAIS E A DESPATOLOGIZAÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119171 "edicao_id" => 369 "trabalho_id" => 8225 "inscrito_id" => 20284 "titulo" => "SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA: INTERVENÇÕES GRUPAIS E A DESPATOLOGIZAÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR" "resumo" => "Um dos principais públicos das clínicas-escolas dos cursos de Psicologia no Brasil são as crianças e os adolescentes com queixas escolares. Neste relato de experiência, compartilhamos o trabalho desenvolvido no estágio em Psicologia de uma instituição privada em Fortaleza, com grupos de crianças e adolescentes com queixas escolares, bem como, com seus responsáveis. Tivemos como perguntas norteadoras: a) é possível sustentar uma clínica psicológica/psicopedagógica que não fortaleça os discursos de culpabilização e patologização que recaem sobre aqueles que são encaminhados para esse tipo de intervenção? e b) qual o papel da formação do estudante de Psicologia na construção de uma prática despatologizante e inclusiva? Objetivamos, assim, discutir o desafio da despatologização da queixa escolar tanto na formação em Psicologia, quanto no contexto da intervenção clínica psicopedagógica. Embasamo-nos em reflexões teórico-metodológicas da perspectiva crítica em Psicologia Escolar que apontam para a necessidade de operarmos deslocamentos nos lugares instituídos ao “aluno que não aprende”. Procedemos a análise da experiência considerando quatro categorias: intervenção grupal junto às crianças e aos adolescentes; intervenção grupal junto às cuidadoras; intervenção junto às escolas; e o modelo de supervisão do estágio. Concluímos que existe uma tentativa de fazermos da clínica psicopedagógica um espaço de crescimento individual e grupal, em que a construção da queixa escolar é problematizada, as conquistas de cada pessoa são celebradas, as marcas identitárias são valorizadas, enquanto promovemos uma formação crítica comprometida com práticas inclusivas e potencializadoras do desenvolvimento humano." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID20284_TB8225_27102024195309.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:13:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA LEITE BESSA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticialeitepsi@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119171 "edicao_id" => 369 "trabalho_id" => 8225 "inscrito_id" => 20284 "titulo" => "SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA: INTERVENÇÕES GRUPAIS E A DESPATOLOGIZAÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR" "resumo" => "Um dos principais públicos das clínicas-escolas dos cursos de Psicologia no Brasil são as crianças e os adolescentes com queixas escolares. Neste relato de experiência, compartilhamos o trabalho desenvolvido no estágio em Psicologia de uma instituição privada em Fortaleza, com grupos de crianças e adolescentes com queixas escolares, bem como, com seus responsáveis. Tivemos como perguntas norteadoras: a) é possível sustentar uma clínica psicológica/psicopedagógica que não fortaleça os discursos de culpabilização e patologização que recaem sobre aqueles que são encaminhados para esse tipo de intervenção? e b) qual o papel da formação do estudante de Psicologia na construção de uma prática despatologizante e inclusiva? Objetivamos, assim, discutir o desafio da despatologização da queixa escolar tanto na formação em Psicologia, quanto no contexto da intervenção clínica psicopedagógica. Embasamo-nos em reflexões teórico-metodológicas da perspectiva crítica em Psicologia Escolar que apontam para a necessidade de operarmos deslocamentos nos lugares instituídos ao “aluno que não aprende”. Procedemos a análise da experiência considerando quatro categorias: intervenção grupal junto às crianças e aos adolescentes; intervenção grupal junto às cuidadoras; intervenção junto às escolas; e o modelo de supervisão do estágio. Concluímos que existe uma tentativa de fazermos da clínica psicopedagógica um espaço de crescimento individual e grupal, em que a construção da queixa escolar é problematizada, as conquistas de cada pessoa são celebradas, as marcas identitárias são valorizadas, enquanto promovemos uma formação crítica comprometida com práticas inclusivas e potencializadoras do desenvolvimento humano." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID20284_TB8225_27102024195309.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:13:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA LEITE BESSA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticialeitepsi@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 369 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "logo" => null "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 369 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3" "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11" "logo" => null "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png" "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 238 "edicao_id" => 369 "codigo" => "978-65-5222-017-2" "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "prefacio" => """ Nos últimos anos, temas como inclusão, direitos humanos e interculturalidade têm ganhado cada vez mais relevância e despertado a atenção de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sensível e engajada, tratar dessas questões essenciais, promovendo uma reflexão profunda sobre como construímos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n A inclusão é um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discussões sobre como o respeito às diferenças é um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualitária, e como os direitos humanos oferecem a base necessária para a construção de um mundo no qual todos, sem exceção, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n Ao mesmo tempo, o diálogo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de construção coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrelaçam e desafiam, diariamente, nossas concepções de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade é abordada como uma prática de respeito mútuo e de valorização das diversas perspectivas culturais, fomentando a convivência pacífica e a cooperação entre os povos.<br />\r\n A obra que você tem em mãos reúne um conjunto de reflexões, teorias e práticas que visam não só compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condições, mas também apontar caminhos para superá-las. Ela oferece uma visão abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a importância da empatia e da justiça social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n Convidamos você, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das histórias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas práticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem não apenas mudanças de pensamento, mas também ações concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n EDELMA TARGINO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf" "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 238 "edicao_id" => 369 "codigo" => "978-65-5222-017-2" "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)" "prefacio" => """ Nos últimos anos, temas como inclusão, direitos humanos e interculturalidade têm ganhado cada vez mais relevância e despertado a atenção de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sensível e engajada, tratar dessas questões essenciais, promovendo uma reflexão profunda sobre como construímos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n A inclusão é um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discussões sobre como o respeito às diferenças é um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualitária, e como os direitos humanos oferecem a base necessária para a construção de um mundo no qual todos, sem exceção, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n Ao mesmo tempo, o diálogo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de construção coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrelaçam e desafiam, diariamente, nossas concepções de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade é abordada como uma prática de respeito mútuo e de valorização das diversas perspectivas culturais, fomentando a convivência pacífica e a cooperação entre os povos.<br />\r\n A obra que você tem em mãos reúne um conjunto de reflexões, teorias e práticas que visam não só compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condições, mas também apontar caminhos para superá-las. Ela oferece uma visão abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a importância da empatia e da justiça social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n Convidamos você, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das histórias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas práticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem não apenas mudanças de pensamento, mas também ações concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n EDELMA TARGINO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf" "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:54:04" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }