INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: DESAFIOS ENCONTRADOS POR PROFISSIONAIS NO ÂMBITO ESCOLAR
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MÉTODOS: Público alvo: Orientadores educacionais pertencentes as escolas da rede pública do Município de Nova Iguaçu. O Instrumento de coleta de dados foi: um questionário semiestruturado, que serviu para verificar e avaliar os principais desafios encontradas por orientadores educacionais na inclusão de crianças com deficiências no âmbito escolar. Os aspectos éticos são: parecer de Aprovação: 5.795.694 CAAE: 65219222.7.0000.8044. Na pesquisa qualitativa, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin, e a parte quantitativa foi analisada através do programa Excel. RESULTADOS: Foram entrevistadas 27 orientadores, todos do sexo feminino. A idade variou dos 30 aos 68 anos. O tempo de trabalho como orientador vai de 1 à 20 anos. A maioria das orientadoras respondentes dizem que o projeto político pedagógico da escola não estabelece um trabalho voltado para inclusão e que não oferece capacitação em relação a estudo sobre o processo de inclusão. 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