NETO, Izaías Serafim De Lima et al.. . Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/11906>. Acesso em: 22/11/2024 13:09
O presente trabalho tem por objetivo principal analisar o discurso de alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Obdúlia Dantas, na cidade de Catolé/PB, acerca das relações amorosas na pós modernidade. Isso se deve a nossa inquietação quanto a formação discursiva e cidadã dos alunos frente às relações interpessoais vigentes na nossa conjuntura social atual. Para tanto, nos utilizamos de procedimentos metodológicos que foram desde debates em classe seguido de produção escrita, até diálogos mediados através da rede social Whatsapp, a fim de ampliar as possibilidades de interação entre professores e alunos. Neste sentido, buscamos ampliar as competências e habilidades linguísticas dos discentes. Assim, pudemos observar como o senso crítico dos alunos quanto ao amor incide sempre nas noções de descartabilidade e fragilidade das relações afetivas, bem como discursos que transmitem mensagens tais como “não há mais amor hoje em dia” ou “ amor só de mãe”, noções que ligam esse sentimento, outrora canonizado pela Igreja, à inexistência ou à irmandade fraternal.