O computador é um poderoso instrumento didático e pode ser utilizado como uma ferramenta mediadora no processo ensino e aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo do aluno, além de possibilitar que este e professor descubram suas potencialidades e seus limites, construindo seus próprios conhecimentos, acerca das interpretações de um determinado assunto. Diante do exposto e sabendo da importância da incorporação das novas tecnologias em sala de aula, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso da informática como ferramenta didática no processo ensino e aprendizagem de Ciências. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública, que atua com o Ensino Fundamental, localizada em Arara - PB. O trabalho foi desenvolvido com dois professores que lecionam a disciplina de Ciências no 9º ano e como forma de preservar a identidade dos entrevistados, chamaremos de professor X e professor Y. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi realizado por meio de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas. Algumas respostas dos professores foram tabuladas no Excel 2010 e em seguida elaborados gráficos, no entanto outras foram apresentadas de forma literal. A partir dos dados obtidos pode-se observar que a escola possui um laboratório de informática, porém os computadores são insuficientes para utilização com os alunos; mesmo diante deste fato os professores afirmaram que, às vezes já utilizaram este laboratório para ministrar aulas de sua disciplina. Ambos os professores não se sentem preparados para utilização da informática como recurso inovador no ensino de química, mas todos acreditam que o uso desta ferramenta é importantíssima para a construção do conhecimento, já que esta se apresenta como forte recurso de apoio ao ensino. No entanto, os docentes não conhecem nenhum software de química para o uso no laboratório.