Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, INFORMÁTICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11889
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 1126
    "titulo" => "USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO"
    "resumo" => "O computador é um poderoso instrumento didático e pode ser utilizado como uma ferramenta mediadora no processo ensino e aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo do aluno, além de possibilitar que este e professor descubram suas potencialidades e seus limites, construindo seus próprios conhecimentos, acerca das interpretações de um determinado assunto. Diante do exposto e sabendo da importância da incorporação das novas tecnologias em sala de aula, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso da informática como ferramenta didática no processo ensino e aprendizagem de Ciências. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública, que atua com o Ensino Fundamental, localizada em Arara - PB. O trabalho foi desenvolvido com dois professores que lecionam a disciplina de Ciências no 9º ano e como forma de preservar a identidade dos entrevistados, chamaremos de professor X e professor Y. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi realizado por meio de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas. Algumas respostas dos professores foram tabuladas no Excel 2010 e em seguida elaborados gráficos, no entanto outras foram apresentadas de forma literal. A partir dos dados obtidos pode-se observar que a escola possui um laboratório de informática, porém os computadores são insuficientes para utilização com os alunos; mesmo diante deste fato os professores afirmaram que, às vezes já utilizaram este laboratório para ministrar aulas de sua disciplina. Ambos os professores não se sentem preparados para utilização da informática como recurso inovador no ensino de química, mas todos acreditam que o uso desta ferramenta é importantíssima para a construção do conhecimento, já que esta se apresenta como forte recurso de apoio ao ensino. No entanto, os docentes não conhecem nenhum software de química para o uso no laboratório."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, INFORMÁTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID1126_31072015191357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO BERNARDO"
    "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11889
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 1126
    "titulo" => "USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO"
    "resumo" => "O computador é um poderoso instrumento didático e pode ser utilizado como uma ferramenta mediadora no processo ensino e aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo do aluno, além de possibilitar que este e professor descubram suas potencialidades e seus limites, construindo seus próprios conhecimentos, acerca das interpretações de um determinado assunto. Diante do exposto e sabendo da importância da incorporação das novas tecnologias em sala de aula, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso da informática como ferramenta didática no processo ensino e aprendizagem de Ciências. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública, que atua com o Ensino Fundamental, localizada em Arara - PB. O trabalho foi desenvolvido com dois professores que lecionam a disciplina de Ciências no 9º ano e como forma de preservar a identidade dos entrevistados, chamaremos de professor X e professor Y. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi realizado por meio de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas. Algumas respostas dos professores foram tabuladas no Excel 2010 e em seguida elaborados gráficos, no entanto outras foram apresentadas de forma literal. A partir dos dados obtidos pode-se observar que a escola possui um laboratório de informática, porém os computadores são insuficientes para utilização com os alunos; mesmo diante deste fato os professores afirmaram que, às vezes já utilizaram este laboratório para ministrar aulas de sua disciplina. Ambos os professores não se sentem preparados para utilização da informática como recurso inovador no ensino de química, mas todos acreditam que o uso desta ferramenta é importantíssima para a construção do conhecimento, já que esta se apresenta como forte recurso de apoio ao ensino. No entanto, os docentes não conhecem nenhum software de química para o uso no laboratório."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, INFORMÁTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA12_ID1126_31072015191357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO BERNARDO"
    "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O computador é um poderoso instrumento didático e pode ser utilizado como uma ferramenta mediadora no processo ensino e aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo do aluno, além de possibilitar que este e professor descubram suas potencialidades e seus limites, construindo seus próprios conhecimentos, acerca das interpretações de um determinado assunto. Diante do exposto e sabendo da importância da incorporação das novas tecnologias em sala de aula, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso da informática como ferramenta didática no processo ensino e aprendizagem de Ciências. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública, que atua com o Ensino Fundamental, localizada em Arara - PB. O trabalho foi desenvolvido com dois professores que lecionam a disciplina de Ciências no 9º ano e como forma de preservar a identidade dos entrevistados, chamaremos de professor X e professor Y. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi realizado por meio de questionário, composto por perguntas objetivas e subjetivas. Algumas respostas dos professores foram tabuladas no Excel 2010 e em seguida elaborados gráficos, no entanto outras foram apresentadas de forma literal. A partir dos dados obtidos pode-se observar que a escola possui um laboratório de informática, porém os computadores são insuficientes para utilização com os alunos; mesmo diante deste fato os professores afirmaram que, às vezes já utilizaram este laboratório para ministrar aulas de sua disciplina. Ambos os professores não se sentem preparados para utilização da informática como recurso inovador no ensino de química, mas todos acreditam que o uso desta ferramenta é importantíssima para a construção do conhecimento, já que esta se apresenta como forte recurso de apoio ao ensino. No entanto, os docentes não conhecem nenhum software de química para o uso no laboratório.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.