Trabalhar os aspectos políticos e sociais dentro da obra Dom Quixote é o tema do projeto desenvolvido por alunos bolsistas do PIBID/LETRAS/UEPB/CAMPUS IV. O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas e adquiridas durante o trabalho desenvolvido em uma turma de segundo ano ensino médio na cidade de Catolé do Rocha, desenvolvido durante o percurso de 16 aulas. A abordagem de um tema transversal nas aulas de Língua Portuguesa visa trabalhar aspectos que contribuam para a cidadania do indivíduo. Partindo dessa perspectiva, buscou-se trabalhar dentro de uma obra literária questões políticas e sociais, com o intuito de fornecer ao aluno uma série de reflexões e questionamentos sobre os direitos e deveres do cidadão, como também proporcionar o aperfeiçoamento de suas práticas orais e escritas. O trabalho desenvolvido foi de grande importância em seu campo de atuação, pois os alunos perceberam a necessidade de pensar e agir criticamente, buscando seus direitos e deveres como cidadão. Para os bolsistas foi gratificante perceberem estar colhendo bons frutos de um trabalho bem sucedido e que essa será mais uma experiência para a bagagem de futuros professores.