Este artigo é decorrente das nossas ações como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que estão sendo realizadas em uma das escolas da rede pública de ensino do município paraibano de Monteiro. No presente trabalho, deter-nos-emos em relatar e refletir sobre as ações que desenvolvemos durante a intervenção que realizamos a partir da leitura e da produção de textos pertencentes ao gênero provérbio. Como aporte teórico para a intervenção bem como para as reflexões apresentada aqui, guiamo-nos pelas orientações propostas por Figueiredo (2012) e Gomes e Moraes (2013) a fim de pensarmos em abordagens diferenciadas acerca do gênero proposto para estudo com os alunos, as quais propiciassem a esses momentos lúdicos de aprendizagem diferentemente de outras práticas de leitura e de escrita com as quais eles, costumeiramente, mantinham contato. Por fim, reiteramos que o PIBID tem colaborado para a formação de um profissional capaz de avaliar o que realmente é relevante para a sua futura atuação docente, de sugerir e de criar alternativas para lidar com as dificuldades encontradas no ambiente escolar e de unir teoria e prática ao refletir acerca da realidade vivenciada a partir das intervenções em sala de aula.