Artigo CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-026-4

GEOGRAFIA, HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO CURRÍCULO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e currículo
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118898 "edicao_id" => 360 "trabalho_id" => 6511 "inscrito_id" => 1273 "titulo" => "GEOGRAFIA, HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "A instituição escolar brasileira contemporânea passa por momentos de desafios em relação ao ensino e aprendizagem dos estudantes. Assim, a Geografia, a História e o Meio Ambiente são disciplinas que possuem conteúdos e temas no currículo escolar que podem contribuir para a formação de uma sociedade melhor. Este trabalho tem como objetivo central: refletir sobre a escola e o ensino de Geografia, de História e do Meio Ambiente na educação básica para a formação da cidadania contemporânea nos estudantes. Deste modo, a pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Os procedimentos científicos adotados foram leitura e reflexão de artigos, livros, leis e normas educacionais, tanto do campo da Geografia, da História e do Meio Ambiente em sintonia com a educação. Os resultados encontrados foram que para ensinar a Geografia, a História e o Meio ambiente deve ser levado em consideração os saberes e os conhecimentos sistematizados pelas ciências, em suas respectivas disciplinas nas escolas pelos professores, fazendo uso de conceitos geográficos e dos fatos históricos, além de problematizar as questões ambientais de forma transversal e interdisciplinar na perspectiva de uma didática crítica das ações dos professores. A escola precisa ser adequada em sua estrutura física, de pessoal e de projeto político pedagógico, posto que os estudantes, familiares e professores passam anos de suas vidas dedicados a viver para mudar vidas. Sem isso, pouco poderá ser feito! Serão apenas casos exitosos em meio a dezenas de espaços escolares quase que abandonados pelos governantes e pela maioria da sociedade.A instituição escolar brasileira contemporânea passa por momentos de desafios em relação ao ensino e aprendizagem dos estudantes. Assim, a Geografia, a História" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID1273_TB6511_15102024154436.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:49:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Josias Ivanildo" "autor_email" => "josias-ivanildo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118898 "edicao_id" => 360 "trabalho_id" => 6511 "inscrito_id" => 1273 "titulo" => "GEOGRAFIA, HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "A instituição escolar brasileira contemporânea passa por momentos de desafios em relação ao ensino e aprendizagem dos estudantes. Assim, a Geografia, a História e o Meio Ambiente são disciplinas que possuem conteúdos e temas no currículo escolar que podem contribuir para a formação de uma sociedade melhor. Este trabalho tem como objetivo central: refletir sobre a escola e o ensino de Geografia, de História e do Meio Ambiente na educação básica para a formação da cidadania contemporânea nos estudantes. Deste modo, a pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Os procedimentos científicos adotados foram leitura e reflexão de artigos, livros, leis e normas educacionais, tanto do campo da Geografia, da História e do Meio Ambiente em sintonia com a educação. Os resultados encontrados foram que para ensinar a Geografia, a História e o Meio ambiente deve ser levado em consideração os saberes e os conhecimentos sistematizados pelas ciências, em suas respectivas disciplinas nas escolas pelos professores, fazendo uso de conceitos geográficos e dos fatos históricos, além de problematizar as questões ambientais de forma transversal e interdisciplinar na perspectiva de uma didática crítica das ações dos professores. A escola precisa ser adequada em sua estrutura física, de pessoal e de projeto político pedagógico, posto que os estudantes, familiares e professores passam anos de suas vidas dedicados a viver para mudar vidas. Sem isso, pouco poderá ser feito! Serão apenas casos exitosos em meio a dezenas de espaços escolares quase que abandonados pelos governantes e pela maioria da sociedade.A instituição escolar brasileira contemporânea passa por momentos de desafios em relação ao ensino e aprendizagem dos estudantes. Assim, a Geografia, a História" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID1273_TB6511_15102024154436.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:49:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Josias Ivanildo" "autor_email" => "josias-ivanildo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 360 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "logo" => null "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 360 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "logo" => null "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 229 "edicao_id" => 360 "codigo" => "978-65-5222-026-4" "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "prefacio" => """ Falar de Curr&iacute;culos e Did&aacute;ticas sempre nos remete ao espa&ccedil;o-tempo escolar. Se &eacute; verdade que nas escolas se vive um movimento de massifica&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es, reafirmando a reprodu&ccedil;&atilde;o de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita &ldquo;grande m&iacute;dia&rdquo;, pelas meta-narrativas que invisibilizam experi&ecirc;ncias singulares e culturas locais, tamb&eacute;m &eacute; verdade que o cotidiano escolar, como espa&ccedil;o/tempo complexo, &eacute; lugar de produ&ccedil;&atilde;o, de cria&ccedil;&atilde;o, de indaga&ccedil;&atilde;o e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da pol&iacute;tica da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produ&ccedil;&atilde;o de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegem&ocirc;nico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a &ldquo;incivilidade&rdquo; do outro, do diferente, do diverso, ela tamb&eacute;m &eacute; o lugar onde a diferen&ccedil;a pode ser desconstru&iacute;da como desvio e legitimada como constitutiva das rela&ccedil;&otilde;es de alteridade. A escola tamb&eacute;m &eacute; um espa&ccedil;o praticado onde as homogeneidades s&atilde;o desfeitas, onde a esperan&ccedil;a floresce como fruto poss&iacute;vel de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, acelera&ccedil;&atilde;o e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas rela&ccedil;&otilde;es com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de d&uacute;vidas de alto n&iacute;vel quanto interligam curr&iacute;culos, did&aacute;ticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupa&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas e epistemol&oacute;gicas s&atilde;o as quest&otilde;es que envolvem esse &ldquo;trio&rdquo; pedag&oacute;gico brasileiro. Que reconfigura&ccedil;&otilde;es o curr&iacute;culo vem sofrendo? Como compreend&ecirc;-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos d&iacute;spares? De que maneira olhar para as m&uacute;ltiplas did&aacute;ticas presentes no ch&atilde;o da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os curr&iacute;culos e as did&aacute;ticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnol&oacute;gicos nessa institui&ccedil;&atilde;o? O que as macropol&iacute;ticas t&ecirc;m para dizer no tocante aos curr&iacute;culos? O que os novos sujeitos da pedagogia est&atilde;o pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais est&atilde;o percebendo a escola? O que n&oacute;s, pesquisadores(as) em educa&ccedil;&atilde;o e professores(as), como herdeiros dessa institui&ccedil;&atilde;o, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam &nbsp;de alguma forma essas quest&otilde;es e abriram novas quest&otilde;es. Os textos produzidos a partir do &nbsp;campo da pesquisa em educa&ccedil;&atilde;o t&ecirc;m sido em torno do campo das pesquisas dos curr&iacute;culos e das did&aacute;ticas para interrogar os modos neoconservadores e apolit&iacute;cos. Assim, n&atilde;o falamos somente em curr&iacute;culos e did&aacute;ticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos pol&iacute;ticos na did&aacute;tica educacional, nos curr&iacute;culos praticados, no planejamento e financiamento da educa&ccedil;&atilde;o e das a&ccedil;&otilde;es governamentais de enfrentamentos &agrave;s desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as did&aacute;ticas e os curr&iacute;culos em seus processos de implementa&ccedil;&atilde;o nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos.&nbsp;<br />\r\nFalar de Curr&iacute;culos e Did&aacute;ticas sempre nos remete ao espa&ccedil;o-tempo escolar. Se &eacute; verdade que nas escolas se vive um movimento de mass &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n ANTONIA VALBENIA AUR&Eacute;LIO ROSA<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n FL&Aacute;VIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RAFAEL HONORATO<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf" "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 229 "edicao_id" => 360 "codigo" => "978-65-5222-026-4" "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "prefacio" => """ Falar de Curr&iacute;culos e Did&aacute;ticas sempre nos remete ao espa&ccedil;o-tempo escolar. Se &eacute; verdade que nas escolas se vive um movimento de massifica&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es, reafirmando a reprodu&ccedil;&atilde;o de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita &ldquo;grande m&iacute;dia&rdquo;, pelas meta-narrativas que invisibilizam experi&ecirc;ncias singulares e culturas locais, tamb&eacute;m &eacute; verdade que o cotidiano escolar, como espa&ccedil;o/tempo complexo, &eacute; lugar de produ&ccedil;&atilde;o, de cria&ccedil;&atilde;o, de indaga&ccedil;&atilde;o e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da pol&iacute;tica da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produ&ccedil;&atilde;o de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegem&ocirc;nico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a &ldquo;incivilidade&rdquo; do outro, do diferente, do diverso, ela tamb&eacute;m &eacute; o lugar onde a diferen&ccedil;a pode ser desconstru&iacute;da como desvio e legitimada como constitutiva das rela&ccedil;&otilde;es de alteridade. A escola tamb&eacute;m &eacute; um espa&ccedil;o praticado onde as homogeneidades s&atilde;o desfeitas, onde a esperan&ccedil;a floresce como fruto poss&iacute;vel de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, acelera&ccedil;&atilde;o e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas rela&ccedil;&otilde;es com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de d&uacute;vidas de alto n&iacute;vel quanto interligam curr&iacute;culos, did&aacute;ticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupa&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas e epistemol&oacute;gicas s&atilde;o as quest&otilde;es que envolvem esse &ldquo;trio&rdquo; pedag&oacute;gico brasileiro. Que reconfigura&ccedil;&otilde;es o curr&iacute;culo vem sofrendo? Como compreend&ecirc;-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos d&iacute;spares? De que maneira olhar para as m&uacute;ltiplas did&aacute;ticas presentes no ch&atilde;o da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os curr&iacute;culos e as did&aacute;ticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnol&oacute;gicos nessa institui&ccedil;&atilde;o? O que as macropol&iacute;ticas t&ecirc;m para dizer no tocante aos curr&iacute;culos? O que os novos sujeitos da pedagogia est&atilde;o pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais est&atilde;o percebendo a escola? O que n&oacute;s, pesquisadores(as) em educa&ccedil;&atilde;o e professores(as), como herdeiros dessa institui&ccedil;&atilde;o, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam &nbsp;de alguma forma essas quest&otilde;es e abriram novas quest&otilde;es. Os textos produzidos a partir do &nbsp;campo da pesquisa em educa&ccedil;&atilde;o t&ecirc;m sido em torno do campo das pesquisas dos curr&iacute;culos e das did&aacute;ticas para interrogar os modos neoconservadores e apolit&iacute;cos. Assim, n&atilde;o falamos somente em curr&iacute;culos e did&aacute;ticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos pol&iacute;ticos na did&aacute;tica educacional, nos curr&iacute;culos praticados, no planejamento e financiamento da educa&ccedil;&atilde;o e das a&ccedil;&otilde;es governamentais de enfrentamentos &agrave;s desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as did&aacute;ticas e os curr&iacute;culos em seus processos de implementa&ccedil;&atilde;o nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos.&nbsp;<br />\r\nFalar de Curr&iacute;culos e Did&aacute;ticas sempre nos remete ao espa&ccedil;o-tempo escolar. Se &eacute; verdade que nas escolas se vive um movimento de mass &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n ANTONIA VALBENIA AUR&Eacute;LIO ROSA<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n FL&Aacute;VIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RAFAEL HONORATO<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf" "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A instituição escolar brasileira contemporânea passa por momentos de desafios em relação ao ensino e aprendizagem dos estudantes. Assim, a Geografia, a História e o Meio Ambiente são disciplinas que possuem conteúdos e temas no currículo escolar que podem contribuir para a formação de uma sociedade melhor. Este trabalho tem como objetivo central: refletir sobre a escola e o ensino de Geografia, de História e do Meio Ambiente na educação básica para a formação da cidadania contemporânea nos estudantes. Deste modo, a pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Os procedimentos científicos adotados foram leitura e reflexão de artigos, livros, leis e normas educacionais, tanto do campo da Geografia, da História e do Meio Ambiente em sintonia com a educação. Os resultados encontrados foram que para ensinar a Geografia, a História e o Meio ambiente deve ser levado em consideração os saberes e os conhecimentos sistematizados pelas ciências, em suas respectivas disciplinas nas escolas pelos professores, fazendo uso de conceitos geográficos e dos fatos históricos, além de problematizar as questões ambientais de forma transversal e interdisciplinar na perspectiva de uma didática crítica das ações dos professores. A escola precisa ser adequada em sua estrutura física, de pessoal e de projeto político pedagógico, posto que os estudantes, familiares e professores passam anos de suas vidas dedicados a viver para mudar vidas. Sem isso, pouco poderá ser feito! Serão apenas casos exitosos em meio a dezenas de espaços escolares quase que abandonados pelos governantes e pela maioria da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.