Na busca de uma relação entre teoria e prática, o estágio supervisionado funciona como um avanço do saber “sobre” para um saber “como”, pois, é nessa experiência que o aluno irá conciliar os conteúdos aprendidos nas salas da Universidade para as salas das escolas públicas. O estágio não pode ser considerado só uma disciplina burocrática e obrigatória, mas uma maneira de nos aproximarmos da realidade que iremos atuar. Destarte, é possível enxergar a importância do estágio de intervenção, porque é nesse período em que os estagiários estarão confrontando a realidade escolar, diante de todas as dificuldades impostas na profissão do docente, esse artigo é originário das discussões e reflexões realizadas no componente curricular estágio supervisionado II de intervenção, cujo objetivo é apresentar e refletir, a partir de contribuições teóricas discutidas na fundamentação teórica do estágio – Língua e Literatura. Sobre o ensino de língua materna, um de seus objetivos a formação de um aluno crítico reflexivo, para isso, utiliza a leitura como forma de aproximação desse aluno ao seu papel de cidadão ativo na sociedade. Esse trabalho busca realizar uma reflexão acerca do papel do estágio supervisionado na vida dos discentes – professor-estagiário e aluno da escola pública, além das contribuições da formação do leitor através da aplicação de uma sequência didática, trabalho este realizado na Escola Municipal Lafayete Cavalcante na turma de 8º ano, para isso utilizamos o recorte de algumas aulas para explicitar sobre o objetivo de se trabalhar a partir dos gêneros, buscando estabelecer o contato dos alunos com diversos gêneros textuais e literários, a fim de ampliar o horizonte de expectativa deles, para isso partimos de uma pesquisa bibliográfica, utilizando embasamento nos documentos oficiais e em outros autores como Marcuschi (2008), Martins (2006), Maria (2008), etc. O processo nos levou as conclusões adquiridas nessa experiência, por isso a pesquisa possui um cunho qualitativo.