Sabe-se que a promoção da saúde no ambiente escolar vem sendo trabalhada de forma impactante e bem orientada no intuito de conscientizar o alunado de que algumas medidas devem ser tomadas e que as mesmas são necessárias para melhorar a saúde da população. Diante disso, esse estudo tem o objetivo de inserir temas que abordam a promoção da saúde e a qualidade de vida, bem como conscientizar os alunos da importância de uma avaliação física no acompanhamento e desenvolvimento de ordem motora, postural e metabólica através do conhecimento do seu próprio corpo. Foram coletados dados de peso corporal em balança portátil vestindo apenas roupas leves e descalçadas, fazendo o uso do Índice de Massa Corporal (IMC) para idade. A coleta de dados foi além das circunferências de cintura/quadril, utilizamos a fita métrica e os alunos para realizarmos também a circunferência e localização de alguns pontos musculares como: bíceps, peitoral, abdômen, coxa e panturrilha seguido de uma bateria de testes para avaliação de capacidades físicas. A partir das propostas metodológicas, citadas e explicadas anteriormente, pudemos perceber que o alunado engajou-se mais nas aulas de Educação Física mostrando-se mais interessados nas mesmas e nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Dito isto, as abordagens sobre os conteúdos trabalhados; Antropometria, Índice de Massa Corpórea, Relação cintura-quadril e Capacidades físicas, puderam proporcionar os conhecimentos necessários para que os alunos percebessem que com simples ações é possível manter a saúde em níveis satisfatórios.