Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

QUANDO A AULA É DE BIOLOGIA: OS SABERES DOCENTES EM CENA

Palavra-chaves: SABERES DOCENTES, BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11848
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 288
    "inscrito_id" => 545
    "titulo" => "QUANDO A AULA É DE BIOLOGIA: OS SABERES DOCENTES EM CENA"
    "resumo" => "No cotidiano do professor, surgem necessidades ou exigências que podem proporcionar-lhe o contato com novas aprendizagens relacionadas à prática docente. É na escola que o docente percebe a importância de uma formação continuada que o auxilie a desenvolver os saberes da sua profissão, uma vez que as situações do dia-a-dia em sala de aula e as ações sociais, econômicas e políticas na arena da educação exigem do professor a mobilização de saberes próprios do trabalho docente. Objetivamos, neste trabalho, discutir a formação do professor e os saberes docentes mobilizados na aula de Biologia, enfatizando os saberes utilizados por uma professora do ensino médio. Para tanto, este estudo está fundamentado nos aportes teóricos de Borges (2004), Magalhães (2001) e Tardif (2008), pesquisadores que discutem acerca da formação docente e dos saberes necessários para atuar no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID545_07072015100255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIO"
    "autor_email" => "patricioavieira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11848
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 288
    "inscrito_id" => 545
    "titulo" => "QUANDO A AULA É DE BIOLOGIA: OS SABERES DOCENTES EM CENA"
    "resumo" => "No cotidiano do professor, surgem necessidades ou exigências que podem proporcionar-lhe o contato com novas aprendizagens relacionadas à prática docente. É na escola que o docente percebe a importância de uma formação continuada que o auxilie a desenvolver os saberes da sua profissão, uma vez que as situações do dia-a-dia em sala de aula e as ações sociais, econômicas e políticas na arena da educação exigem do professor a mobilização de saberes próprios do trabalho docente. Objetivamos, neste trabalho, discutir a formação do professor e os saberes docentes mobilizados na aula de Biologia, enfatizando os saberes utilizados por uma professora do ensino médio. Para tanto, este estudo está fundamentado nos aportes teóricos de Borges (2004), Magalhães (2001) e Tardif (2008), pesquisadores que discutem acerca da formação docente e dos saberes necessários para atuar no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID545_07072015100255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIO"
    "autor_email" => "patricioavieira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

No cotidiano do professor, surgem necessidades ou exigências que podem proporcionar-lhe o contato com novas aprendizagens relacionadas à prática docente. É na escola que o docente percebe a importância de uma formação continuada que o auxilie a desenvolver os saberes da sua profissão, uma vez que as situações do dia-a-dia em sala de aula e as ações sociais, econômicas e políticas na arena da educação exigem do professor a mobilização de saberes próprios do trabalho docente. Objetivamos, neste trabalho, discutir a formação do professor e os saberes docentes mobilizados na aula de Biologia, enfatizando os saberes utilizados por uma professora do ensino médio. Para tanto, este estudo está fundamentado nos aportes teóricos de Borges (2004), Magalhães (2001) e Tardif (2008), pesquisadores que discutem acerca da formação docente e dos saberes necessários para atuar no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.