O presente trabalho vem sendo desenvolvido na turma do 2° ano do Ensino Médio, na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada no Bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB objetiva levar o discente a conhecer o Semiárido nordestino através da utilização do lúdico no ensino de Geografia, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas, através de jogos e brincadeiras, despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos em estudo. Esta pesquisa segui de uma metodologia participativa com aspectos fenomenológicos e de abordagem bibliográfica. Dessa forma, as aulas foram elaboradas através de uma metodologia expositiva e dialogada, trazendo o conteúdo em estudo sempre para a escala local, fazendo-se o uso das categorias geográficas Lugar e Região. Fez-se uso também de músicas, obras da literatura regionalista e imagens. Também foi realizado um ´´Bingo Geográfico``, com o intuito de revisar a temática em análise. Como próximos passos, haja vista a pesquisa estar em desenvolvimento, será realizada uma aula de campo pelo centro da cidade de Campina Grande, assim como a apresentação das obras literárias e a construção do um jogo intitulado ´´GEOTUR``, que será realizada pelos próprios alunos, onde o jogador poderá conhecer de forma holística a história do Semiárido nordestino através do ato de brincar. Parcialmente, observa-se que tal intervenção vem despertando o interesse dos discentes por conhecer o Semiárido, haja vista o envolvimento destes nos trabalhos realizados. Portanto, o uso do lúdico no ensino de Geografia desperta no aluno um maior interesse, concentração e atenção, trazendo grandes contribuições para o processo de aprendizagem geográfica.