Este artigo tem como objetivo discutir algumas aproximações inerentes ao Ensino de História e a teoria histórica, tendo em vista que, qualquer prática em sala de aula nasce de uma concepção teórica. Discutir teoria, prática e possibilidades de ensino, as quais possam desenvolver desde os primeiros anos do ensino fundamental a desconstrução da linearidade histórica imposta nos livros didáticos e relacionar com a realidade dos alunos, tem sido um dos grandes desafios dos professores da atualidade. Deste modo, propomos por meio deste artigo, uma breve aproximação dos alunos com a produção do fazer histórico, desvendar para estes o caminho da produção histórica a fim de fazê-los refletir que a História não é um conhecimento pronto e acabado. Visando tal perspectiva, o filme Narradores de Javé, possibilita a discursão sobre a produção e as fontes históricas. Iremos também discutir o filme enquanto uma linguagem de ensino cabível. Para fundamentar esta discussão nossa maior base é o livro organizado por Leandro Karnal História na sala de aula: Conceitos, práticas e propostas, uma coletânea que une vários autores que trabalham tanto a questão teórica quanto estão vinculados à prática de ensino nas universidades e nas escolas de ensino básico.