Este Trabalho foi realizado com 25 estudantes do 3º ano do ensino médio inovador de uma escola pública, (Escola Estadual de Ensino Médio e Educação Profissional Dr. Elpídio de Almeida) localizada no Município de Campina Grande-PB. Esse trabalho foi desenvolvido como requisito de exigência do sub-projeto de Biologia do PIBID da UEPB. O objetivo deste trabalho foi o de elaborar conforme a análise e resultados do questionário de pré-sondagem, uma sequência didática eficaz para a abordagem da temática: Classificação e Evolução, e assim proporcionar um melhor ensino-aprendizagem dos conteúdos, tornar as aulas mais atrativas e fazer com que os estudantes sejam mais participativos durante as mesmas. Este trabalho foi desenvolvido em seis fases. Na primeira fase foi realizada a aplicação de um questionário de pré-sondagem, com o intuito de verificar o conhecimento prévio dos estudantes e quais seriam suas concepções sobre a temática proposta. Com análise nos dados dessa fase houve a elaboração e desenvolvimento da sequência didática utilizada e descrita neste trabalho. Na segunda fase foi solicitada aos estudantes uma pesquisa-leitura sobre evolução e classificação dos seres vivos dias antes da terceira fase. Essa fase teve como objetivo fazer com o estudante tivesse um contato prévio com o conteúdo antes das aulas expositiva e dialogada em sala de aula. Terceira fase: nessa foram ministradas aulas expositiva e dialogada sobre o processo evolutivo dos animais vertebrados, o cladograma e sua finalidade no estudo de evolução. Foram trabalhados os principais pontos que rodeiam a evolução biológica e a classificação dos seres vivos: origem das espécies, relações filogenéticas entre organismos primitivos e derivados, e ancestralidade, contemplando os Filos dos vertebrados. Na quarta fase foi realizada uma atividade prática em grupo, foi proposta a construção de um cladograma, para isso os estudantes tiveram de recorrer às aulas teóricas e livros. Turma e conteúdos foram divididos em dois grupos A e B para a execução da atividade. Quinta fase nessa houve a aplicação do questionário de pós-sondagem. O objetivo dessa atividade foi a de avaliar as respostas dos estudantes após a execução do trabalho, e assim, analisar se houve alguma evolução nas respostas desses estudantes, bem como se o trabalho foi eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Na sexta fase foi realizada a coleta e análise dos dados. Para isso foram utilizados os instrumentos sugeridos por Bardin (2011). Avaliação numa perspectiva formativa estando atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais dos estudantes. Além dos resultados bastante satisfatório obtidos através do questionário de pós-sondagem, obtivemos também os resultados da atividade prática. Os estudantes construíram um cladograma, o qual poderá ser utilizado em outras turmas do ensino médio como material didático em aulas futuras sobre classificação e evolução. Foi possível verificar que para uma sequência didática ser eficaz deve conter vários métodos de abordagem do conteúdo. Essa deve incluir desde aulas expositivas e dialogadas a atividades práticas que envolva o trabalho em grupo. Através da metodologia utilizada neste trabalho, os estudantes conseguiriam obter uma melhor compreensão sobre a temática.