Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CLASSIFICAÇÃO E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO APRENDIZAGEM, CLASSIFICAÇÃO, EVOLUÇÃO Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este Trabalho foi realizado com 25 estudantes do 3º ano do ensino médio inovador de uma escola pública, (Escola Estadual de Ensino Médio e Educação Profissional Dr. Elpídio de Almeida) localizada no Município de Campina Grande-PB. Esse trabalho foi desenvolvido como requisito de exigência do sub-projeto de Biologia do PIBID da UEPB. O objetivo deste trabalho foi o de elaborar conforme a análise e resultados do questionário de pré-sondagem, uma sequência didática eficaz para a abordagem da temática: Classificação e Evolução, e assim proporcionar um melhor ensino-aprendizagem dos conteúdos, tornar as aulas mais atrativas e fazer com que os estudantes sejam mais participativos durante as mesmas. Este trabalho foi desenvolvido em seis fases. Na primeira fase foi realizada a aplicação de um questionário de pré-sondagem, com o intuito de verificar o conhecimento prévio dos estudantes e quais seriam suas concepções sobre a temática proposta. Com análise nos dados dessa fase houve a elaboração e desenvolvimento da sequência didática utilizada e descrita neste trabalho. Na segunda fase foi solicitada aos estudantes uma pesquisa-leitura sobre evolução e classificação dos seres vivos dias antes da terceira fase. Essa fase teve como objetivo fazer com o estudante tivesse um contato prévio com o conteúdo antes das aulas expositiva e dialogada em sala de aula. Terceira fase: nessa foram ministradas aulas expositiva e dialogada sobre o processo evolutivo dos animais vertebrados, o cladograma e sua finalidade no estudo de evolução. Foram trabalhados os principais pontos que rodeiam a evolução biológica e a classificação dos seres vivos: origem das espécies, relações filogenéticas entre organismos primitivos e derivados, e ancestralidade, contemplando os Filos dos vertebrados. Na quarta fase foi realizada uma atividade prática em grupo, foi proposta a construção de um cladograma, para isso os estudantes tiveram de recorrer às aulas teóricas e livros. Turma e conteúdos foram divididos em dois grupos A e B para a execução da atividade. Quinta fase nessa houve a aplicação do questionário de pós-sondagem. O objetivo dessa atividade foi a de avaliar as respostas dos estudantes após a execução do trabalho, e assim, analisar se houve alguma evolução nas respostas desses estudantes, bem como se o trabalho foi eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Na sexta fase foi realizada a coleta e análise dos dados. Para isso foram utilizados os instrumentos sugeridos por Bardin (2011). Avaliação numa perspectiva formativa estando atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais dos estudantes. Além dos resultados bastante satisfatório obtidos através do questionário de pós-sondagem, obtivemos também os resultados da atividade prática. Os estudantes construíram um cladograma, o qual poderá ser utilizado em outras turmas do ensino médio como material didático em aulas futuras sobre classificação e evolução. Foi possível verificar que para uma sequência didática ser eficaz deve conter vários métodos de abordagem do conteúdo. Essa deve incluir desde aulas expositivas e dialogadas a atividades práticas que envolva o trabalho em grupo. Através da metodologia utilizada neste trabalho, os estudantes conseguiriam obter uma melhor compreensão sobre a temática.

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