Resumo: Este trabalho apresenta resultados de oficinas de letramento literário acerca de atividades didático-pedagógicas desenvolvidas em uma Escola Municipal de Fagundes, com alunos do Ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseadas nos princípios teóricos educacionais realizadas com leitura, discussão interativa, produção de textos orais/escritos com base em textos de gênero poesia, tendo em vista desenvolver as habilidades de leitura, escrita e reflexões e relacionamentos interpessoais refletidos na relação homem-sociedade.Teremos como objetivo, a apresentação do gênero literário poesia e de como se dá o trabalho desta em sala de aula, a fim de formarmos novos leitores e escritores de belas poesias diversificadas apresentando-os a grandiosidade deste gênero literário na sala de aula e suas possíveis dinamicidades de abordagens que podem ser realizadas dentro da sala de aula e sempre respeitando o conhecimento de mundo que os adultos desta modalidade de ensino apresenta pois, eles desejam adquirir mais conhecimentos e os educadores devem da suporte a estes jovens e nada melhor do que trabalhar com poesias que transmitem emoções e deixar que eles exponham seus pensamentos e reflexões nas aulas de literatura que são desenvolvidas com o objetivo de tirar a literatura da margem do contexto escolar principalmente nesta modalidade de ensino.