Resumo: O presente trabalho objetiva mostrar a contribuição do gênero textual reportagem para o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um projeto de incentivo a leitura e escrita com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento dos alunos no que diz respeito as práticas de leituras.De início foi feita uma sondagem na leitura e escrita dos alunos, as quais foram observadas dificuldades, tanto na produção textual como a difícil compreensão na leitura de textos jornalísticos, que foram utilizados como base para o norteamento do gênero a ser trabalhado. Visando uma mudança nas práticas de leitura em sala de aula propomos o gênero supracitado para ser desenvolvido ao longo do semestre, a fim de obter uma aprendizagem satisfatória em que o aluno possa apresentar uma nova forma de aperfeiçoar-se da leitura e escrita e também prepará-lo para a oralidade como forma de valorização do individuo para tornar um diferencial no ato de expor suas opiniões e argumentos capaz de incentivar em qualquer que seja a decisão. Foi escolhido um tema para o desenvolvimento do gênero, os discentes formaram equipes para realizarem leituras, pesquisas, colherem opiniões, registrar fatos etc, para a montagem da produção textual, além de uma pequena apresentação oral feita em sala. Os resultados mostraram que além de melhorar a escrita, os alunos conseguiram uma boa desenvoltura na linguagem oral com autoconfiança para apresentar o tema desenvolvido levando em conta o que foi observado antes da produção final.