O PIBID E O CORDEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE FÍSICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11771 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 1032 "titulo" => "O PIBID E O CORDEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Sabe-se que a simples permanência dos alunos na escola não é suficiente, é preciso que os mesmos sejam não apenas ouvintes, mas também atuantes. O ensino tradicional que ainda é praticado não relaciona a ciência com sua verdadeira importância social e tecnológica, e sim a mais uma disciplina exaustiva, difícil e abstrata, segundo a opinião da maioria dos alunos do ensino médio. Dentro dessa perspectiva os alunos se mostram cada vez mais desmotivados, associando a Física a uma matéria que requer unicamente cálculos, para mudar essa visão é necessário que o docente mude sua postura e acompanhe as mudanças na sua forma de ensino, buscando novos recursos que possam auxiliá-lo em sua práxis. É com base nessa proposta de inovação que a equipe do PIBID realizou um relato de experiência com a turma do 1° ano A, na escola atuante Auzanir Lacerda, utilizando-se da literatura de cordel. A proposta inicial foi à apresentação de um documentário do Globo Rural que retrata a história do cordel, seus principais personagens e os cordéis que tiveram maior destaque. Para fim de coleta de dados foi realizado um questionário com perguntas relativas ao documentário. Será abordado no decorrer do artigo como o uso da literatura cordel na Física pode contribuir, pontuando também as problemáticas envolvidas nessa prática de formar a criar um elo entre o ensino e a modalidade didática proposta, mostrando que arte e cultura pode ser um suporte para disciplinas como a Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, A FÍSICA E A CULTURA POPULAR, TÉCNICAS DE CORDEL PARA INOVAÇÃO DO ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA4_ID1032_30062015222344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALVES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALINE A." "autor_email" => "xalinealves@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11771 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 1032 "titulo" => "O PIBID E O CORDEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Sabe-se que a simples permanência dos alunos na escola não é suficiente, é preciso que os mesmos sejam não apenas ouvintes, mas também atuantes. O ensino tradicional que ainda é praticado não relaciona a ciência com sua verdadeira importância social e tecnológica, e sim a mais uma disciplina exaustiva, difícil e abstrata, segundo a opinião da maioria dos alunos do ensino médio. Dentro dessa perspectiva os alunos se mostram cada vez mais desmotivados, associando a Física a uma matéria que requer unicamente cálculos, para mudar essa visão é necessário que o docente mude sua postura e acompanhe as mudanças na sua forma de ensino, buscando novos recursos que possam auxiliá-lo em sua práxis. É com base nessa proposta de inovação que a equipe do PIBID realizou um relato de experiência com a turma do 1° ano A, na escola atuante Auzanir Lacerda, utilizando-se da literatura de cordel. A proposta inicial foi à apresentação de um documentário do Globo Rural que retrata a história do cordel, seus principais personagens e os cordéis que tiveram maior destaque. Para fim de coleta de dados foi realizado um questionário com perguntas relativas ao documentário. Será abordado no decorrer do artigo como o uso da literatura cordel na Física pode contribuir, pontuando também as problemáticas envolvidas nessa prática de formar a criar um elo entre o ensino e a modalidade didática proposta, mostrando que arte e cultura pode ser um suporte para disciplinas como a Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, A FÍSICA E A CULTURA POPULAR, TÉCNICAS DE CORDEL PARA INOVAÇÃO DO ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA4_ID1032_30062015222344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALVES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALINE A." "autor_email" => "xalinealves@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }