Este estudo tem por objetivo relatar as contribuições que o Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem proporcionado à formação docente e a formação básica e também fornecer subsídios para uma reflexão que permita ao programa avançar em sua proposta, partindo da realidade que está sendo produzida dentro do PIBID. Para tal, enfatizamos a importância do programa na formação de professores de Educação Física, uma vez que é a partir desta experiência que os graduandos podem identificar alguns dos obstáculos na carreira docente e fundamentar-se de maneira objetiva em sua graduação. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das ações do PIBID/Educação Física trazendo os principais obstáculos e realizações alcançadas a partir das aulas e planejamentos, que, para maior entendimento foram separados em dois momentos. Participaram deste estudo os alunos do 1º e 3º ano do ensino médio de uma escola situada no munícipio de Campina Grande na Paraíba. Os resultados obtidos mostraram que os alunos sempre manifestam a necessidade da presença de conteúdos conceituais nas aulas de Educação Física, foi possível perceber a valorização desses conteúdos pela maioria dos alunos. Portanto, valorizar os conhecimentos teóricos/científicos da Educação Física, podem ajudar a mudar o conceito ainda existente de "atividade" para o real conceito de "disciplina".