Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que investiga a prática educacional no contexto de projetos de ação social que também promovem o ensino de música. Na fase da pesquisa bibliográfica a metodologia utilizada partiu da seleção de revistas especializadas em educação musical, das quais destacamos a revista da ABEM, de modo que fundamentasse a pesquisa como um todo. Como parte de uma pesquisa bibliográfica mais ampla, em favor da identificação a respeito do cenário científico brasileiro, a respeito de trabalhos que se pautam em atividades de educação musical em contextos de ensino não-formal e de ações sociais, escolheu-se, para esta fase, analisar as revistas da ABEM. Esta busca é importante para o desenvolvimento da pesquisa no nível de mestrado para a qual se apresenta. Foi possível encontrar um número importante de artigos que tratavam da educação musical no contexto de organizações não-governamentais, e como resultado foi possível discutir os pontos mais relevantes elencados pelos autores. Desse modo percebeu-se que há um relativo crescimento e interesse por pesquisadores em estudar projetos sociais que tem a música como um componente para a educação.