Para a construção da identidade do docente se faz necessário uma aproximação do licenciando em biologia no âmbito escolar já que é considerado como local de formação inicial e continuada do professor. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, cuja intenção foi analisar se a aproximação docente/aluno, através da avaliação de uma oficina contribui para a sua formação profissional. O trabalho foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 5 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. Para a construção da oficina esta foi dividida em três momentos. O primeiro momento se deu pela seleção do tema juntamente com o professor supervisor da escola. O segundo momento foi caracterizado pela seleção dos materiais didático-educativos, e o terceiro momento se deu pela avaliação da oficina por bolsistas do PIBID/UEPB, observando-se pontos como: organização do tema, desenvoltura da apresentação, domínio do conteúdo, etc. Por fim, a realização da atividade individual dos alunos ouvintes. Sendo possível analisar que de fato aproximação do docente ao aluno proporcionou contribuições para a formação do docente em estado inicial, permitindo a compreensão das dificuldades e complexidades do ambiente da sala de aula de forma a lidar com estas problemáticas com eficácia.