Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, OFICINA Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11616
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 418
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Para a construção da identidade do docente se faz necessário uma aproximação do licenciando em biologia no âmbito escolar já que é considerado como local de formação inicial e continuada do professor. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, cuja intenção foi analisar se a aproximação docente/aluno, através da avaliação de uma oficina contribui para a sua formação profissional. O trabalho foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 5 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. Para a construção da oficina esta foi dividida em três momentos. O primeiro momento se deu pela seleção do tema juntamente com o professor supervisor da escola. O segundo momento foi caracterizado pela seleção dos materiais didático-educativos, e o terceiro momento se deu pela avaliação da oficina por bolsistas do PIBID/UEPB, observando-se pontos como: organização do tema, desenvoltura da apresentação, domínio do conteúdo, etc. Por fim, a realização da atividade individual dos alunos ouvintes. Sendo possível analisar que de fato aproximação do docente ao aluno proporcionou contribuições para a formação do docente em estado inicial, permitindo a  compreensão  das dificuldades e complexidades do ambiente da sala de aula de forma a lidar com estas problemáticas com eficácia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, OFICINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID418_30062015193736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSE RAYANE ALVES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "LARYSSE DANTAS"
    "autor_email" => "larysserayane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11616
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 418
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Para a construção da identidade do docente se faz necessário uma aproximação do licenciando em biologia no âmbito escolar já que é considerado como local de formação inicial e continuada do professor. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, cuja intenção foi analisar se a aproximação docente/aluno, através da avaliação de uma oficina contribui para a sua formação profissional. O trabalho foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 5 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. Para a construção da oficina esta foi dividida em três momentos. O primeiro momento se deu pela seleção do tema juntamente com o professor supervisor da escola. O segundo momento foi caracterizado pela seleção dos materiais didático-educativos, e o terceiro momento se deu pela avaliação da oficina por bolsistas do PIBID/UEPB, observando-se pontos como: organização do tema, desenvoltura da apresentação, domínio do conteúdo, etc. Por fim, a realização da atividade individual dos alunos ouvintes. Sendo possível analisar que de fato aproximação do docente ao aluno proporcionou contribuições para a formação do docente em estado inicial, permitindo a  compreensão  das dificuldades e complexidades do ambiente da sala de aula de forma a lidar com estas problemáticas com eficácia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, OFICINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID418_30062015193736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSE RAYANE ALVES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "LARYSSE DANTAS"
    "autor_email" => "larysserayane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Para a construção da identidade do docente se faz necessário uma aproximação do licenciando em biologia no âmbito escolar já que é considerado como local de formação inicial e continuada do professor. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, cuja intenção foi analisar se a aproximação docente/aluno, através da avaliação de uma oficina contribui para a sua formação profissional. O trabalho foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 5 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. Para a construção da oficina esta foi dividida em três momentos. O primeiro momento se deu pela seleção do tema juntamente com o professor supervisor da escola. O segundo momento foi caracterizado pela seleção dos materiais didático-educativos, e o terceiro momento se deu pela avaliação da oficina por bolsistas do PIBID/UEPB, observando-se pontos como: organização do tema, desenvoltura da apresentação, domínio do conteúdo, etc. Por fim, a realização da atividade individual dos alunos ouvintes. Sendo possível analisar que de fato aproximação do docente ao aluno proporcionou contribuições para a formação do docente em estado inicial, permitindo a compreensão das dificuldades e complexidades do ambiente da sala de aula de forma a lidar com estas problemáticas com eficácia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.