A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. Durante muito tempo a EJA teve como princípio superar o “atraso” dos jovens e adultos analfabetos totais e funcionais, pautada em uma concepção instrumental de educação, que não levou em consideração as experiências de vida destes alunos que retornaram a escola, orientada na maioria das vezes pela atuação de professores e pedagogos que colaboraram com a reprodução social. As tecnologias da informação e comunicação expandem consideravelmente a sala de aula através de troca de informação, dados, imagens e programas computacionais, possibilitando o entendimento de diversos conteúdos das mais distintas áreas do conhecimento. A inserção de instrumentos tecnológicos: internet, computadores, vídeos, softwares, dentre outros, facilita o aprendizado de novos conceitos e desenvolve a capacidade cognitiva dos alunos, permitindo que eles construam conhecimentos e adquiram competências, desenvolvam simultaneamente o espírito crítico. Este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade da utilização de novas tecnologias como instrumento facilitador do processo de ensino na Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada para realização foi participante de caráter exploratório, caracterizando como qualitativa, e tendo o ambiente de dados como sua fonte natural, utilizando como recurso metodológico a coleta de dados por meio da observação, entrevistas e questionário. Observou-se que a utilização de instrumentos tecnológicos no processo de ensino na educação de jovens e adultos, contribui significativamente para efetivação da aprendizagem.