Em um mundo cada vez mais globalizado utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico da escola é uma maneira de se aproximar da geração atual. O objetivo deste artigo é relatar como pode ser trabalhado pedagogicamente o uso de aparelhos eletrônicos trazidos pelos alunos à sala de aula e de outros recursos tecnológicos, tornando uma aula mais produtiva e crítica. Tomando como referência a aplicação do projeto didático o desafio do uso da tecnologia nas aulas de Geografia, como meio de inovação metodológica. Diante da realidade do uso indiscriminado do celular na sala de aula, surgiu como proposta de inovação metodológica o uso do aplicativo QR CODE manuseando a tecnologia como recurso colaborador para o processo de ensino e aprendizagem e de outras tecnologias como produção de slides para apresentação em aparelhos de data show e de círculos de debate virtual por meio de grupo de debate em rede social. Observou-se que as atividades foram de grande relevância para os alunos, pois, demonstraram um comportamento responsável no que diz respeito ao uso da tecnologia em sala de aula e em todo o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos estudados.