Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM MEIO DE INOVAÇÃO METODOLÓGICA

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, APLICATIVO QR CODE Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11788
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 174
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA:  UM MEIO DE INOVAÇÃO METODOLÓGICA"
    "resumo" => "Em um mundo cada vez mais globalizado utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico da escola é uma maneira de se aproximar da geração atual.  O objetivo deste artigo é relatar como pode ser trabalhado pedagogicamente o uso de aparelhos eletrônicos trazidos pelos alunos à sala de aula e de outros recursos tecnológicos, tornando uma aula mais produtiva e crítica. Tomando como referência a aplicação do projeto didático o desafio do uso da tecnologia nas aulas de Geografia, como meio de inovação metodológica. Diante da realidade do uso indiscriminado do celular na sala de aula, surgiu como proposta de inovação metodológica o uso do aplicativo QR CODE manuseando a tecnologia como recurso colaborador para o processo de ensino e aprendizagem e de outras tecnologias como produção de slides para apresentação em aparelhos de data show e de círculos de debate virtual por meio de grupo de debate em rede social. Observou-se que as atividades foram de grande relevância para os alunos, pois, demonstraram um comportamento responsável no que diz respeito ao uso da tecnologia em sala de aula e em todo o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos estudados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, APLICATIVO QR CODE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1292_30062015230620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO SANTOS"
    "autor_email" => "socorrosantosgba@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11788
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 174
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA:  UM MEIO DE INOVAÇÃO METODOLÓGICA"
    "resumo" => "Em um mundo cada vez mais globalizado utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico da escola é uma maneira de se aproximar da geração atual.  O objetivo deste artigo é relatar como pode ser trabalhado pedagogicamente o uso de aparelhos eletrônicos trazidos pelos alunos à sala de aula e de outros recursos tecnológicos, tornando uma aula mais produtiva e crítica. Tomando como referência a aplicação do projeto didático o desafio do uso da tecnologia nas aulas de Geografia, como meio de inovação metodológica. Diante da realidade do uso indiscriminado do celular na sala de aula, surgiu como proposta de inovação metodológica o uso do aplicativo QR CODE manuseando a tecnologia como recurso colaborador para o processo de ensino e aprendizagem e de outras tecnologias como produção de slides para apresentação em aparelhos de data show e de círculos de debate virtual por meio de grupo de debate em rede social. Observou-se que as atividades foram de grande relevância para os alunos, pois, demonstraram um comportamento responsável no que diz respeito ao uso da tecnologia em sala de aula e em todo o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos estudados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, APLICATIVO QR CODE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1292_30062015230620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO SANTOS"
    "autor_email" => "socorrosantosgba@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Em um mundo cada vez mais globalizado utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico da escola é uma maneira de se aproximar da geração atual. O objetivo deste artigo é relatar como pode ser trabalhado pedagogicamente o uso de aparelhos eletrônicos trazidos pelos alunos à sala de aula e de outros recursos tecnológicos, tornando uma aula mais produtiva e crítica. Tomando como referência a aplicação do projeto didático o desafio do uso da tecnologia nas aulas de Geografia, como meio de inovação metodológica. Diante da realidade do uso indiscriminado do celular na sala de aula, surgiu como proposta de inovação metodológica o uso do aplicativo QR CODE manuseando a tecnologia como recurso colaborador para o processo de ensino e aprendizagem e de outras tecnologias como produção de slides para apresentação em aparelhos de data show e de círculos de debate virtual por meio de grupo de debate em rede social. Observou-se que as atividades foram de grande relevância para os alunos, pois, demonstraram um comportamento responsável no que diz respeito ao uso da tecnologia em sala de aula e em todo o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos estudados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.