O ensino de química se apresenta preferencialmente junto às demais áreas do conhecimento de forma globalizada. Esta ação integrada oportuniza as Ciências Naturais que venha à tona seus conhecimentos, teorias, proposições e metodologias, ou seja, um espaço no currículo escolar para a exploração e o entendimento de como o mundo funciona e com que propostas deveram interagir com o mesmo para a continuidade do planeta como abrigo e provedor de todas as formas vivas e seus sistemas, incluindo o homem como um de seus integrantes. Este trabalho tem como objetivo investigar a realidade docente e a inclusão digital no ensino de química. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, com professores de química e alunos do ensino médio de uma escola pública situada no município de Caturité-PB. Foi utilizada como instrumento de coleta de dados, a pesquisa (aplicação de questionário), entrevista com os professores e observação do ambiente escolar. Da aplicação do questionário, observou que os alunos apresentam grande interesse na compreensão de conteúdos que estão relacionados a fatores que envolvem a realidade, o seu cotidiano. Na realização da entrevista, observou-se que os professores possuem uma compreensão muito ampla de conteúdos das ciências que permeiam o estudo da química e da física, e que independente do uso de artifícios tecnológicos, os professores entrevistados utilizam diversos recursos e estratégias para tornar o ensino mais atraente e significativo, utilizando materiais concretos, vídeos aulas, onde os alunos tem a possibilidade de observar e avaliar fenômenos ocorridos em outras regiões do estado ou país. Portanto, observou-se que os professores de ciências que atuam no ensino da química e física apresentaram uma excelente habilidade quanto aos conteúdos especificas da área, possibilitando a contextualização dos conteúdos, e a compreensão de que a ciência é o fundamento básico para o entendimento dos assuntos das mais diversas áreas do conhecimento.