A presente pesquisa intitulada, “A Educação de Jovens e Adultos como resgate a essência da cidadania”, vislumbra realizar um estudo que possa esclarecer de que modo à educação de jovens e adultos pode ser utilizada na atualidade como recurso de ampliação da interação envolvendo os educandos e a sociedade, assim, essa pesquisa justifica-se por observar-se que na contemporaneidade, essa modalidade de ensino não tem surtido o êxito logrado, principalmente no que concerne ao desenvolvimento autônomo dos indivíduos, portanto, ampara-se principalmente na preocupação em perceber como se desenvolve o processo de ensino/aprendizagem em meio à contemporaneidade, que a cada instante, exige do cidadão, um constante aperfeiçoamento para que o indivíduo não se torne um peso para a sociedade, e consequentemente, consiga manter-se integrado a toda conjuntura social, tornado-se de modo linear, cada vez mais resiliente as especificidades e avanços socioculturais gerados pela globalização. A pesquisa fundamenta-se principalmente através das contribuições dos documentos oficiais do Governo Federal e de autores como: Paulo Freire, Moacir Gadotti & José Eustáquio Romão. Levando em consideração uma pergunta bastante oportuna, questiona-se se essa modalidade de ensino tem de fato correspondido aos objetivos propostos pelo Ministério da Educação (MEC) em relação a sua aplicabilidade prática, nesse contexto, essa pesquisa objetiva analisar se a modalidade de ensino pautada na Educação de Jovens e Adultos tem funcionado como meio para o resgate e/ou ampliação da essência da cidadania dos educandos, do mesmo modo que, visa identificar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos educandos e professores inseridos nessa modalidade.