O presente trabalho propõe uma discussão sobre o processo de formação para a cidadania desenvolvida a partir do espaço escolar sob a contribuição do ensino de geografia, à medida que a organização escolar vem se transformando ao longo dos séculos, aprimorando-se, e instituindo novas regras que precisam ser seguidas. A escola é um sistema de organização, onde envolve atores com papéis diferenciados em busca de uma educação efetiva e de qualidade. O papel da escola é fundamental na vida dos alunos, o que eles aprendem na escola se interrelacionam com o conhecimento que ambos trazem de seu cotidiano na sua relação familiar, sendo preciso organizar ideias e transformar conceitos em práticas construtivas. A organização escolar se baseia em normas que com a ajuda de vários setores na coordenação de um diretor segue seu trajeto na busca de transmitir o ensino-aprendizagem, sendo importante uma participação por parte dos pais e membros da comunidade para que assim obtenham melhores resultados no ensino/aprendizagem. Para a realização da pesquisa foi desenvolvido o levantamento bibliográfico com o objetivo de aprofundamento teórico e reflexivo sobre o tema.