Este trabalho apresenta os caminhos na construção de um ensino de Geografia contextualizado nas escolas do campo do Semiárido Paraibano, através da implantação de um subprojeto que está inserido no projeto institucional PIBID, intitulado “PIBID - DIVERSIDADE - Tecendo saberes e práticas no aprender docente do campo: olhares, diálogos e interações”. O subprojeto está sendo desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG, na área das Ciências Humanas e Sociais, o qual tem por objetivo incentivar o ensino de Geografia contextualizado, como também a formação de professores para atuarem na educação básica nas escolas do campo do Semiárido Paraibano. O subprojeto – PIBID – Diversidade - Ciências Humanas e Sociais se caracteriza como uma ação Quali - Quantitativa, em que estão sendo utilizados pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação. A partir das ações que estão sendo desenvolvidas no caminhar do subprojeto, pretendemos criar uma proposta de ensino de Geografia contextualizado para as escolas do campo no Semiárido Paraibano. Para a criação desta proposta, julgamos necessário, alcançarmos alguns objetivos mais específicos que seriam: identificar nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores pesquisados propostas consolidadas na escola, ancoradas na realidade e nas práticas dos povos do campo do Semiárido Paraibano, com metodologias, conteúdos, currículo e estrutura apropriados à região, levando em conta suas potencialidades socioculturais, econômicas e ambientais.