Pesquisas acerca da formação dos professores apontam que a formação inicial é frágil e a formação continuada é pontual e fragmentada não ajudando muito ao professor a lidar com os inúmeros desafios presentes no cotidiano da sala de aula. Na busca pela superação desses desafios, o Ministério da Educação juntamente com as Instituições de Ensino Superior (IES), em 2009, criou um programa de concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura, que estagiam em escolas públicas e nelas visam o magistério. Enquanto alunas do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB estamos vivenciando através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID, estamos vivenciando esse processo de formação. Objetivamos nesse trabalho discutir sobre a contribuição do Pibid para a nossa formação docente a partir da prática de iniciação à docência vivenciada na Escola Municipal Maria José Carvalho de Sousa, de Campina Grande/PB. Tal experiência tem nos proporcionado um maior conhecimento sobre o cotidiano escolar, seus sujeitos, seus problemas e desafios e suas potencialidades. Concluímos, portanto, que a experiência do Pibid tem sido de fundamental importância para a nossa formação docente, bem como para a realização de ações pedagógicas nas escolas que visam melhorar o processo de aprendizagem dos alunos contribuindo assim, para valorização das escolas públicas melhorando a qualidade do ensino.