A Filosofia é uma atividade do pensamento. Sua natureza é especulativa, reflexiva e crítica. Uma de suas especificidades é a abertura de um problema filosófico, pois este pode ser sempre rediscutido, reavaliado, e enxergado de outras formas. Em Filosofia não há verdades acabadas e absolutas nem dados consensuais. Isto aponta para notáveis diferenças em relação a outras disciplinas, tendo em vista que estas possuem consenso sobre diversas teorias e são estruturadas de forma rígida e sistemática. Sendo assim, o ensino destas disciplinas se pauta na transmissão de conteúdos, que devem ser assimilados pelos educandos. Tais conteúdos são transmitidos de uma forma bem definida e ordenada, onde muitas vezes um conteúdo é pré-requisito para outro. Não se aprende equações sem que antes se saiba as quatro operações básicas da matemática, assim como não se pode estudar os tecidos do corpo humano sem ter estudado a teoria das células antes. A filosofia apresenta uma notável diferença em relação a estas disciplinas, seus problemas podem ser discutidos sem que haja uma interligação necessária entre eles. Assim, levando-se em consideração a abertura que há nos problemas filosóficos, será que esta disciplina pode ser transmitida de maneira a priorizar os conteúdos? Será que seu ensino deve ser pautado por uma didática comum a outras disciplinas, ou será que sua natureza crítica requer uma didática própria de ensino? Ao final deste trabalho esperamos ter promovido uma discussão acerca de tais questões e de como deve ser o ensino da filosofia, de forma a levar em consideração suas particularidades. Para realizar esta empreitada optou-se por uma pesquisa bibliográfica, tendo como base de leitura os textos de Desidério Murcho, onde este autor trata da natureza da filosofia e de como esta deve ser ensinada. A partir do que foi exposto, notamos que a investigação que aqui se procede tem relevância para o ensino de filosofia, tendo em vista que compreender a natureza desta é um passo importante para compreender como seu ensino deve ser conduzido, tornando-o mais eficaz e consequentemente fomentando, de forma mais consistente, a capacidade analítica e reflexiva dos estudantes desta disciplina.