Das reflexões suscitadas em torno do ensino-aprendizagem de língua portuguesa, destaca-se a modalidade oral da língua(gem), que também deve ser considerada em âmbito escolar. Desse modo, partindo do princípio de que as interações na modalidade oral (formais e/ou informais) devem ser aproveitadas em sala de aula, tendo em vista a potencialização da fala do aluno; tencionamos apresentar os resultados provenientes do trabalho com o gênero entrevista no contexto do Ensino Fundamental, ocorrido no segundo semestre de 2014. Tais resultados decorrem das atividades realizadas no projeto Base Artística e Reflexiva (B.A.R.), desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada em Campina Grande – PB; por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/LETRAS-UEPB). Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico com fins qualitativos, no sentido em que também buscamos interpretar os dados apresentados em nosso trabalho. Como aporte teórico, utilizamo-nos dos documentos oriundos da esfera oficial de ensino, bem como das reflexões de pesquisadores como Silva (2010), Marcuschi (2010), dentre outros. Com base nos resultados, verificamos a pertinência em possibilitar ao aluno a participação ativa em situações reais de aprendizagem.