EDUCAÇÃO INFANTIL E SAÚDE SOCIOEMOCIONAL DAS CRIANÇAS: UMA PARCERIA ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111834 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4218 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E SAÚDE SOCIOEMOCIONAL DAS CRIANÇAS: UMA PARCERIA ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho trata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a saúde socioemocional das crianças na Educação Infantil e aborda a importância da parceria entre a família e a escola. É sabido que os primeiros anos escolares impactam diretamente no desenvolvimento das crianças, por isso, pensar essas questões é uma necessidade tanto das famílias quanto das escolas, já que ambos são responsáveis pela educação das crianças. Nesse sentido, este estudo parte da seguinte questão: De que forma a rotina escolar na educação infantil impacta à saúde socioemocional das crianças e quais as atribuições da família e da escola nesse processo de construção? Pensar a saúde socioemocional das crianças é uma forma de compreender estas como sujeitos, protagonistas, que sentem e precisam ser acolhidas e respeitadas, não invalidando seus sentimentos e emoções. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e tem o relato de experiência base de coleta de dados, as pessoas envolvidas na pesquisa são de uma turma do grupo V da Educação Infantil, de uma escola municipal de Ipojuca – PE. Durante duas semanas trabalhou-se a temática das “emoções”, de modo a identificar a percepção das crianças, se elas já conseguiam identificar e nomear as emoções, de que forma associam às emoções. Como resultado, foi notado que algumas crianças associam as emoções às suas vivências, recordam situações que já passaram e essas impactam em seu desenvolvimento de forma positiva ou negativa. O estudo está fundamentado em Casel (2020), Friedmann (2011), Delors (2012), Brasil (2018) e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID645_TB4218_08052024185857.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE DAMASCENO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "MICA DAMASCENO" "autor_email" => "micaeledamascenoj@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111834 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4218 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E SAÚDE SOCIOEMOCIONAL DAS CRIANÇAS: UMA PARCERIA ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho trata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a saúde socioemocional das crianças na Educação Infantil e aborda a importância da parceria entre a família e a escola. É sabido que os primeiros anos escolares impactam diretamente no desenvolvimento das crianças, por isso, pensar essas questões é uma necessidade tanto das famílias quanto das escolas, já que ambos são responsáveis pela educação das crianças. Nesse sentido, este estudo parte da seguinte questão: De que forma a rotina escolar na educação infantil impacta à saúde socioemocional das crianças e quais as atribuições da família e da escola nesse processo de construção? Pensar a saúde socioemocional das crianças é uma forma de compreender estas como sujeitos, protagonistas, que sentem e precisam ser acolhidas e respeitadas, não invalidando seus sentimentos e emoções. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e tem o relato de experiência base de coleta de dados, as pessoas envolvidas na pesquisa são de uma turma do grupo V da Educação Infantil, de uma escola municipal de Ipojuca – PE. Durante duas semanas trabalhou-se a temática das “emoções”, de modo a identificar a percepção das crianças, se elas já conseguiam identificar e nomear as emoções, de que forma associam às emoções. Como resultado, foi notado que algumas crianças associam as emoções às suas vivências, recordam situações que já passaram e essas impactam em seu desenvolvimento de forma positiva ou negativa. O estudo está fundamentado em Casel (2020), Friedmann (2011), Delors (2012), Brasil (2018) e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID645_TB4218_08052024185857.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELE DAMASCENO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "MICA DAMASCENO" "autor_email" => "micaeledamascenoj@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }