Apresentamos uma breve contextualização sobre a expansão das avaliações externas no contexto global e nacional e sobre a atuação do coordenador pedagógico na articulação entre os órgãos centrais e os docentes no interior das instituições de ensino. Objetivamos analisar o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) e as funções atribuídas aos coordenadores pedagógicos em decorrência da implementação da política avaliativa. Trata-se de uma pesquisa guiada por uma leitura crítica da realidade, que pretende evidenciar as correlações e a interdependência entre os fenômenos universais e particulares e as relações todo/parte. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre avaliação externa, com artigos publicados no período de 1990 a 2019. Utilizamos, também, da pesquisa documental, com o exame do Regimento Escolar em vigor no Estado da Bahia e com a análise do Edital SAEB/02/2017 de abertura de inscrições para o provimento de cargos efetivos de professores e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Educação. Nesse contexto, demonstramos a definição oficial do coordenador como mediador, indutor e viabilizador da política avaliativa implementada no Estado da Bahia.