Este artigo tem como objetivo geral apresentar uma sequência didática para trabalhar o gênero textual “conto”, por meio das narrativas “A Bela Adormecida” e “Mãe Nevada”, dos irmãos Grimm, em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho justifica-se devido à sua relevância, haja vista que pode servir como recurso pedagógico para os docentes que lecionam nos anos iniciais da referida etapa de ensino, no que se refere ao ato de despertar o interesse pelo hábito da leitura e, consequentemente, aprimorar esse processo. Com o intuito de aprofundar o conhecimento acerca do tema estudado, foi realizado, inicialmente, um levantamento bibliográfico sobre o gênero “conto”, o processo de leitura para crianças e o método recepcional, preconizado por Aguiar e Bordini (1993), com base na Estética da Recepção, frente à obra literária. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo, a qual foi pautada nos pressupostos teóricos defendidos por diversos autores, tais como, Aguiar e Bordini, Oliveira (1998), Brilhante (2020), Oliveira (2018), Zilberman (1998) e Aires (2006). Como resultado, foi construída uma proposta metodológica composta por cinco etapas, que foram sistematizadas a partir de uma sequência progressiva de textos literários, fundamentada no método acima referenciado.