O presente trabalho analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica presentes na Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de Janeiro de 2021. Para tanto, lançaremos mão de uma abordagem histórica que leve em consideração o recente contexto sócio-político das políticas para a educação profissional e tecnológica no Brasil com ênfase em sua articulação com as políticas para a educação básica, sobretudo o ensino médio. Foram estudadas normas, leis, documentos, pareceres, resoluções, bem como produções acadêmicas acerca do tema. A análise será desenvolvida nos moldes teórico-metodológicos apresentados por Ciavatta e Ramos (2012) e com subsídio epistemológico de Ramos (2005, 2023), Nosella (2007, 2020) e Gramsci (1999, 2001). A tese é de que desde as diretrizes curricular para o ensino médio em 2018 as diretrizes para a educação profissional em 2021, há uma aproximação constante e crescente das concepções curriculares de ambas, especialmente no sentido de ampliação do elemento profissionalizante no ensino médio regular e da presença da “pedagogia das competências” como seu princípio norteador.