Esse artigo examina os benefícios da leitura para crianças neuroatípicas, incluindo as que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) síndrome de Down, e outras condições neurológicas. A leitura proporciona uma oportunidade única e valiosa para o desenvolvimento da linguagem e comunicação efetiva seja ela verbal ou alternativa. Por meio da pesquisa exploratória bibliográfica. A exposição a uma variedade de textos verbais e não-verbais as crianças neuroatípicas podem expandir seu vocabulário, melhorar suas habilidades de processamento e compreensão auditiva, criar suas próprias narrativas e desenvolver a habilidade de expressar suas próprias ideias de maneira verbal ou alternativa e estimular as crianças que ainda não são verbais a quebrar a barreira de comunicação. Além disso, a leitura desempenha um papel crucial no desenvolvimento social e emocional das crianças, auxiliando-as a reconhecer seus sentimentos, a processá-los e expressá-los de maneira objetiva, além de melhorar as interações sociais com todos que convivem com elas. O contato com personagens fictícios e as situações diversas, elas têm a oportunidade de praticar suas habilidades de imaginação, da representação, reconto e a criar suas próprias narrativas. Outro benefício importante da leitura é o estímulo ao desenvolvimento cognitivo, a exposição a diferentes tipos de narrativas e estilos de comunicação promove a inclusão, criatividade e o pensamento crítico. Além disso, a leitura regular auxilia a fortalecer a memória, a concentração e outras habilidades cognitivas essenciais.