Para a Educação Física no âmbito educacional, é necessário compreender os desafios que os profissionais de licenciatura enfrentam ao ministrar o conteúdo de atletismo. As aulas práticas para os licenciados em Educação Física e as informações visam adotar uma prática pedagógica eficaz, promovendo a inclusão e a participação de todos os estudantes nessa disciplina. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi identificar os desafios enfrentados pelos professores de licenciatura durante sua formação continuada, avaliar a eficácia das práticas pedagógicas utilizadas e propor o ensino do atletismo na Educação Física no contexto escolar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a matriz curricular em três universidades federais do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada incluiu a revisão bibliográfica de artigos do Google Acadêmico e dissertações do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, relacionadas à temática do estudo, além de uma pesquisa de cunho qualitativo. Os dados coletados foram analisados a partir do que pressupõe na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física, no ano de 2024, em três universidades públicas do Rio de Janeiro: UFRJ, UFRRJ e UFF, com finalidade de verificar a presença de disciplinas sobre atletismo que possam ser aplicadas como modalidade nas escolas. Constatouse que nas três matrizes curriculares há disciplinas voltadas para o atletismo. Diante disso, mesmo havendo disciplinas relacionadas ao atletismo na graduação em Licenciatura em Educação Física, é fundamental uma boa formação continuada e conscientização durante a atuação docente nas escolas e irem de acordo com a BNCC. Os professores enfrentam desafios como à falta de estratégias e criatividade para a inclusão dos alunos, a necessidade de didáticas inovadoras, e o apoio da gestão escolar e governamental, entre outros. Muitas vezes, os professores de Educação Física, por não saberem utilizar as adaptações necessárias para a prática do atletismo, perdem a oportunidade de gerar aprendizado e motivação relevantes para o desenvolvimento dos alunos no âmbito educacional.