O presente trabalho tem como objetivo geral explorar as estratégias de referenciação utilizadas no gênero relato de memórias, com foco em textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o propósito de compreender como essas estratégias contribuem para a coesão e a coerência textual. Propomos, nas ações pedagógicas, o uso de mecanismos de referenciação, através de uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, desenvolvendo uma metodologia da sequência didática para as produções textuais, a fim de minimizar as dificuldades na escrita dos alunos. A pesquisa teve como arcabouço teórico conceitos advindos de autores que abordam os fenômenos referenciais enquanto práticas discursivas. Recorreu-se aos postulados de Koch (2002, 2004, 2008, 2009) Mondada (2003), Antunes (2003), Marcuschi (2005, 2012), Geraldi (2006), Cavalcante (2013) entre outros que trazem discussões valorosas a cerca do estudo em questão. Do ponto de vista metodológico, seguindo a orientação de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), aplicamos a sequência didática, abordando o gênero relato de experiência, oportunizando a experiência com texto narrativo, tendo sido possível orientar o uso de estratégias em um trabalho de produção textual escrita orientado pela Linguística do Texto. Na produção inicial, observamos inadequações em relação ao uso da referenciação, o que resultou em repetições excessivas que não proporcionavam a progressão do texto. Após a intervenção realizada, por meio de atividades pedagógicas com o intuito de minimizar os problemas nessa direção, comparamos as produções iniciais e finais, tendo observado resultados satisfatórios, já que os alunos apresentaram avanços no uso da referenciação.