FUNÇÕES EXECUTIVAS E MEMÓRIA DE TRABALHO ASSOCIADOS AO RENDIMENTO ACADÊMICO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6765 "inscrito_id" => 17471 "titulo" => "FUNÇÕES EXECUTIVAS E MEMÓRIA DE TRABALHO ASSOCIADOS AO RENDIMENTO ACADÊMICO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "A presente pesquisa, que ainda está em desenvolvimento, ocorrerá no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Ensino Médio Integrado (EMI). Tem como objetivo geral analisar a possível associação entre funções executivas e rendimento acadêmico no EMI. Para isso, o presente estudo se dividirá em três etapas, expostas a seguir. A primeira etapa consistirá na realização de revisão sistemática da literatura com a finalidade de obter um levantamento teórico de estudos que versam sobre a temática em questão. Para isso serão utilizadas as seguintes bases de dados: Educational Resources Information Center (ERIC), National Library of Medicine and the National Institutes of Health (Pubmed), Scopus e Web of Science. A segunda etapa corresponde à realização de uma pesquisa quantitativa, cujos instrumentos para a obtenção dos dados consistirão em: i) questionários; ii) rendimento acadêmico dos estudantes nas disciplinas do EMI; e iii) testes cognitivos de memória de trabalho e de funções executivas. Ressalta-se que outras variáveis também serão consideradas, tais como: rotina de estudos, situação socioeconômica, entre outras informações coletadas via questionário. Já a terceira e última etapa, consistirá na elaboração de um produto educacional, a partir das evidências encontradas, que considere o papel da cognição para a aprendizagem, visando esclarecer o impacto dos referidos aspectos cognitivos no processo de aprendizagem no nível do Ensino Médio. Ao final deste estudo, espera-se observar se existem e quais são as correlações existentes entre as funções executivas e memória de trabalho e o rendimento acadêmico nos estudantes do EMI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17471_TB6765_10062024114407.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEUSA GRIGORIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GLEUSA" "autor_email" => "gleusa.grigorio@estudante.ifgoiano.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6765 "inscrito_id" => 17471 "titulo" => "FUNÇÕES EXECUTIVAS E MEMÓRIA DE TRABALHO ASSOCIADOS AO RENDIMENTO ACADÊMICO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "A presente pesquisa, que ainda está em desenvolvimento, ocorrerá no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Ensino Médio Integrado (EMI). Tem como objetivo geral analisar a possível associação entre funções executivas e rendimento acadêmico no EMI. Para isso, o presente estudo se dividirá em três etapas, expostas a seguir. A primeira etapa consistirá na realização de revisão sistemática da literatura com a finalidade de obter um levantamento teórico de estudos que versam sobre a temática em questão. Para isso serão utilizadas as seguintes bases de dados: Educational Resources Information Center (ERIC), National Library of Medicine and the National Institutes of Health (Pubmed), Scopus e Web of Science. A segunda etapa corresponde à realização de uma pesquisa quantitativa, cujos instrumentos para a obtenção dos dados consistirão em: i) questionários; ii) rendimento acadêmico dos estudantes nas disciplinas do EMI; e iii) testes cognitivos de memória de trabalho e de funções executivas. Ressalta-se que outras variáveis também serão consideradas, tais como: rotina de estudos, situação socioeconômica, entre outras informações coletadas via questionário. Já a terceira e última etapa, consistirá na elaboração de um produto educacional, a partir das evidências encontradas, que considere o papel da cognição para a aprendizagem, visando esclarecer o impacto dos referidos aspectos cognitivos no processo de aprendizagem no nível do Ensino Médio. Ao final deste estudo, espera-se observar se existem e quais são as correlações existentes entre as funções executivas e memória de trabalho e o rendimento acadêmico nos estudantes do EMI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17471_TB6765_10062024114407.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEUSA GRIGORIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GLEUSA" "autor_email" => "gleusa.grigorio@estudante.ifgoiano.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }