Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA INCLUSIVA E O PERFIL PROFISSIONAL: UMA VISÃO BOURDIANA DA FORMAÇÃO À PRÁXIS OBJETIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112085
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4572
    "inscrito_id" => 14483
    "titulo" => "A ESCOLA INCLUSIVA E O PERFIL PROFISSIONAL: UMA VISÃO BOURDIANA DA FORMAÇÃO À PRÁXIS OBJETIVA"
    "resumo" => "A escola inclusiva nos apresenta hoje como sendo uma educação mais excludente do que includente, onde a formação docente, na maioria das vezes, não possibilita ao professor a formação adequada para a tarefa. O objetivo deste trabalho é discutir os desafios para a prática de uma escola inclusiva verdadeira que se some a formação deficitária no campo das licenciaturas, cuja realidade se apresenta plena em desafios que se espraiam por diversas áreas na teia educativa escolar. Trazemos as reflexões da teoria da ação de Bourdieu que nos premia com os conceitos de habitus, que é quando se concerne as atitudes assimiladas pelo indivíduo com influência no seu comportamento, o conceito de campo, aqui representado pelo ambiente escolar onde acontecem os conflitos e onde se edificam as ações do dia a dia do indivíduo, partindo do pressuposto de que a classe social e a educação teriam influências diretas nas atitudes docentes, mantendo as desigualdades sociais no ambiente da escola inclusiva. Quanto à metodologia utilizou-se de revisão bibliográfica ao exame da teoria da ação de Bourdieu e de outros pensadores como Nóvoa, onde nos amparamos na perspectiva: da incumbência docente, Freire na perspectiva da escola histórica e Moscovici abordando a “representação social” voltada para os agentes da educação, dentre outros teóricos, tal como José Pacheco. Portanto, quanto para além das questões de acessibilidade, as escolas, na sua maioria, se encontram como instituições despreparadas onde a formação inicial e continuada de caráter integral do profissional docente sendo a sua formação deficitária e, de modo geral, desqualificada para o exercício profissional na escola inclusiva. Para que se possa reverter esse quadro caótico a adequação dos cursos de licenciatura de formação inicial e a formação continuada do profissional docente devem se adequar para esse desafio pedagógico social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14483_TB4572_18102024161235.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DE OLIVEIRA PEREIRA PENIDO BURNIER"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Burnier"
    "autor_email" => "rafaelabnet@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112085
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4572
    "inscrito_id" => 14483
    "titulo" => "A ESCOLA INCLUSIVA E O PERFIL PROFISSIONAL: UMA VISÃO BOURDIANA DA FORMAÇÃO À PRÁXIS OBJETIVA"
    "resumo" => "A escola inclusiva nos apresenta hoje como sendo uma educação mais excludente do que includente, onde a formação docente, na maioria das vezes, não possibilita ao professor a formação adequada para a tarefa. O objetivo deste trabalho é discutir os desafios para a prática de uma escola inclusiva verdadeira que se some a formação deficitária no campo das licenciaturas, cuja realidade se apresenta plena em desafios que se espraiam por diversas áreas na teia educativa escolar. Trazemos as reflexões da teoria da ação de Bourdieu que nos premia com os conceitos de habitus, que é quando se concerne as atitudes assimiladas pelo indivíduo com influência no seu comportamento, o conceito de campo, aqui representado pelo ambiente escolar onde acontecem os conflitos e onde se edificam as ações do dia a dia do indivíduo, partindo do pressuposto de que a classe social e a educação teriam influências diretas nas atitudes docentes, mantendo as desigualdades sociais no ambiente da escola inclusiva. Quanto à metodologia utilizou-se de revisão bibliográfica ao exame da teoria da ação de Bourdieu e de outros pensadores como Nóvoa, onde nos amparamos na perspectiva: da incumbência docente, Freire na perspectiva da escola histórica e Moscovici abordando a “representação social” voltada para os agentes da educação, dentre outros teóricos, tal como José Pacheco. Portanto, quanto para além das questões de acessibilidade, as escolas, na sua maioria, se encontram como instituições despreparadas onde a formação inicial e continuada de caráter integral do profissional docente sendo a sua formação deficitária e, de modo geral, desqualificada para o exercício profissional na escola inclusiva. Para que se possa reverter esse quadro caótico a adequação dos cursos de licenciatura de formação inicial e a formação continuada do profissional docente devem se adequar para esse desafio pedagógico social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14483_TB4572_18102024161235.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DE OLIVEIRA PEREIRA PENIDO BURNIER"
    "autor_nome_curto" => "Rafaela Burnier"
    "autor_email" => "rafaelabnet@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A escola inclusiva nos apresenta hoje como sendo uma educação mais excludente do que includente, onde a formação docente, na maioria das vezes, não possibilita ao professor a formação adequada para a tarefa. O objetivo deste trabalho é discutir os desafios para a prática de uma escola inclusiva verdadeira que se some a formação deficitária no campo das licenciaturas, cuja realidade se apresenta plena em desafios que se espraiam por diversas áreas na teia educativa escolar. Trazemos as reflexões da teoria da ação de Bourdieu que nos premia com os conceitos de habitus, que é quando se concerne as atitudes assimiladas pelo indivíduo com influência no seu comportamento, o conceito de campo, aqui representado pelo ambiente escolar onde acontecem os conflitos e onde se edificam as ações do dia a dia do indivíduo, partindo do pressuposto de que a classe social e a educação teriam influências diretas nas atitudes docentes, mantendo as desigualdades sociais no ambiente da escola inclusiva. Quanto à metodologia utilizou-se de revisão bibliográfica ao exame da teoria da ação de Bourdieu e de outros pensadores como Nóvoa, onde nos amparamos na perspectiva: da incumbência docente, Freire na perspectiva da escola histórica e Moscovici abordando a “representação social” voltada para os agentes da educação, dentre outros teóricos, tal como José Pacheco. Portanto, quanto para além das questões de acessibilidade, as escolas, na sua maioria, se encontram como instituições despreparadas onde a formação inicial e continuada de caráter integral do profissional docente sendo a sua formação deficitária e, de modo geral, desqualificada para o exercício profissional na escola inclusiva. Para que se possa reverter esse quadro caótico a adequação dos cursos de licenciatura de formação inicial e a formação continuada do profissional docente devem se adequar para esse desafio pedagógico social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.