Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO ESPORTE EM 3 TEMPOS NO CARIRI - CE: CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114834
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8508
    "inscrito_id" => 20137
    "titulo" => "PROJETO ESPORTE EM 3 TEMPOS NO CARIRI - CE: CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS"
    "resumo" => "O objetivo do estudo foi caracterizar os núcleos do Projeto Esporte em 3 Tempos no Cariri - Ce. O estudo é de campo e descritivo com abordagem qualitativa. Assim, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário aberto composto por uma pergunta. Participaram da pesquisa 18 professores, entre eles 7 mulheres (38,88%) e 11 homens (61,12%), participantes do projeto na região do Cariri – CE, especificamente nas cidades do Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Nova Olinda, Milagres, Porteiras, Jati, Missão Velha, Brejo Santo, Abaiara, Caririaçu, Granjeiro, Farias Brito, Várzea Alegre, Jardim, Araripe e Barro. As narrativas apontaram que o projeto Esporte em 3 Tempos tem como características a promoção e difusão do esporte nos municípios do Estado, através da democratização e garantia de acesso, como estímulo a convivência social, a formação da cidadania, qualidade de vida e a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. Cada município tem o núcleo formado por um profissional de Educação Física, composto por 100 participantes, distribuídos em turmas por faixas etárias entre: 07 até 10 anos (Aprender); 11 até 13 anos (Desenvolver); e 14 até 17 anos (Superar). Destacam as principais modalidades: futebol, futebol society, treinamento funcional e recreação. Neste sentido, acredita-se que o estudo possa contribuir para reflexões em torno do tema sob análise, principalmente no que concerne a um entendimento mais esclarecedor sobre a oferta do projeto Esporte em 3 Tempos no Cariri, também, ser compreendidos a partir das narrativas dos professores permitem perceber o fenômeno, não como um dado, mas como algo percebido pelo sujeito que expressa, em sua fala, o que vivencia e sente na experiência prática durante o período de oferta do projeto em cada município."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20137_TB8508_14102024173137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DORALICE ORRIGO DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "Doralice Orrigo"
    "autor_email" => "doraliceocunha@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114834
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8508
    "inscrito_id" => 20137
    "titulo" => "PROJETO ESPORTE EM 3 TEMPOS NO CARIRI - CE: CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS"
    "resumo" => "O objetivo do estudo foi caracterizar os núcleos do Projeto Esporte em 3 Tempos no Cariri - Ce. O estudo é de campo e descritivo com abordagem qualitativa. Assim, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário aberto composto por uma pergunta. Participaram da pesquisa 18 professores, entre eles 7 mulheres (38,88%) e 11 homens (61,12%), participantes do projeto na região do Cariri – CE, especificamente nas cidades do Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Nova Olinda, Milagres, Porteiras, Jati, Missão Velha, Brejo Santo, Abaiara, Caririaçu, Granjeiro, Farias Brito, Várzea Alegre, Jardim, Araripe e Barro. As narrativas apontaram que o projeto Esporte em 3 Tempos tem como características a promoção e difusão do esporte nos municípios do Estado, através da democratização e garantia de acesso, como estímulo a convivência social, a formação da cidadania, qualidade de vida e a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. Cada município tem o núcleo formado por um profissional de Educação Física, composto por 100 participantes, distribuídos em turmas por faixas etárias entre: 07 até 10 anos (Aprender); 11 até 13 anos (Desenvolver); e 14 até 17 anos (Superar). Destacam as principais modalidades: futebol, futebol society, treinamento funcional e recreação. Neste sentido, acredita-se que o estudo possa contribuir para reflexões em torno do tema sob análise, principalmente no que concerne a um entendimento mais esclarecedor sobre a oferta do projeto Esporte em 3 Tempos no Cariri, também, ser compreendidos a partir das narrativas dos professores permitem perceber o fenômeno, não como um dado, mas como algo percebido pelo sujeito que expressa, em sua fala, o que vivencia e sente na experiência prática durante o período de oferta do projeto em cada município."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20137_TB8508_14102024173137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DORALICE ORRIGO DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "Doralice Orrigo"
    "autor_email" => "doraliceocunha@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar os núcleos do Projeto Esporte em 3 Tempos no Cariri - Ce. O estudo é de campo e descritivo com abordagem qualitativa. Assim, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário aberto composto por uma pergunta. Participaram da pesquisa 18 professores, entre eles 7 mulheres (38,88%) e 11 homens (61,12%), participantes do projeto na região do Cariri – CE, especificamente nas cidades do Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Nova Olinda, Milagres, Porteiras, Jati, Missão Velha, Brejo Santo, Abaiara, Caririaçu, Granjeiro, Farias Brito, Várzea Alegre, Jardim, Araripe e Barro. As narrativas apontaram que o projeto Esporte em 3 Tempos tem como características a promoção e difusão do esporte nos municípios do Estado, através da democratização e garantia de acesso, como estímulo a convivência social, a formação da cidadania, qualidade de vida e a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. Cada município tem o núcleo formado por um profissional de Educação Física, composto por 100 participantes, distribuídos em turmas por faixas etárias entre: 07 até 10 anos (Aprender); 11 até 13 anos (Desenvolver); e 14 até 17 anos (Superar). Destacam as principais modalidades: futebol, futebol society, treinamento funcional e recreação. Neste sentido, acredita-se que o estudo possa contribuir para reflexões em torno do tema sob análise, principalmente no que concerne a um entendimento mais esclarecedor sobre a oferta do projeto Esporte em 3 Tempos no Cariri, também, ser compreendidos a partir das narrativas dos professores permitem perceber o fenômeno, não como um dado, mas como algo percebido pelo sujeito que expressa, em sua fala, o que vivencia e sente na experiência prática durante o período de oferta do projeto em cada município.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.