Na prática docente, atualmente, nos deparamos com diferentes particularidades que impedem que nossa sala de aula seja um ambiente mais inclusivo e apresente um cenário acolhedor e de construção de aprendizado significativo. Mediante a isso, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver a prática de leitura cooperativa na melhoria da proficiência leitora dos alunos não leitores e com necessidades educacionais especiais das turmas do 5° ano, anos iniciais, da Escola de Ensino Fundamental Manoel Ferreira Gomes, cidade de Itaitinga -Ce. Partindo da problemática central quais práticas o professor pode lançar mão para conseguir melhorar a proficiência leitora dos discentes não leitores e com necessidades educacionais especiais? Para tanto, ancoramos nosso trabalho nas discussões nas obras Aula de Português (Antunes, 2003); A importância do ato de ler (Freire, 2006); Oficina de leitura: teoria e prática (Kleiman, 2010); Práticas de leitura: 150 ideias para despertar o interesse dos alunos (Silva, 2018); Estratégias de Leitura (Solé, 1998); e A inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular: o desafio de uma educação para todos (Leal, 2021). Em busca de alcançarmos o objetivo proposto, adotamos como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, propositiva, com realização de atividades de cunho colaborativo, em que um aluno leitor “adota” um aluno não leitor ou com alguma necessidade educacional especial para auxiliar nas atividades e momentos de leitura em sala de aula. As atividades serão de leitura e compreensão, utilizando o gênero conto como suporte inicial. Essas atividades foram/são aplicadas com estratégias e recursos diversificados como jogos, escuta literária, mapas mentais, sequências didáticas entre outros. Como o projeto ainda está em desenvolvimento e sendo aplicado em sala, esperamos que essa ação melhore a proficiência leitora dos alunos da turma do 5° ano, assim como colabore na construção de um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos.