Várias são as inquietações que permeiam a função do estágio curricular supervisionado na formação do pedagogo, dentre elas os aspectos históricos, políticos, sociais, as concepções de estágio, a diversidade de práticas, o currículo, os conhecimentos e a concretização da identidade docente. Ter clareza do que envolve o estágio curricular supervisionado, suas bases epistemológicas e os conhecimentos constituídos ao longo do curso de licenciatura em Pedagogia é essencial para a realização da práxis educativa crítica, analítica e reflexiva. Diante disso, qual é o espaço dado às pesquisas sobre estágio supervisionado no curso de Pedagogia e quais são as temáticas proeminentes e as concepções de estágio? Diante o exposto, o presente trabalho tem por objetivo mapear e analisar as pesquisas realizadas na última década (2013 a 2023) acerca do estágio supervisionado no curso de Pedagogia - nas teses e dissertações dos Programas de Pós-graduação em Educação de instituições públicas da Região Sul do Brasil, a fim de verificar as bases epistemológicas e as temáticas proeminentes. Essa investigação é de cunho qualitativo, utilizando-se da metodologia do Estado de Conhecimento (bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva), cujas teses e dissertações são localizados nos bancos de dados: Programas de Pós-graduação em Educação e na Plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando-se como descritores: “estágio curricular supervisionado”, “estágio supervisionado no curso de Pedagogia” e “práticas de estágio no curso de Pedagogia”. Portanto, a coleta de dados sobre essa etapa da formação do pedagogo, aponta o frágil espaço que é dado à essa temática nas pesquisas, com concepções que transitam entre o estágio como hora da prática, de observação da prática, como superação da separação teoria e prática e o estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio.