A realização do estágio supervisionado emerge como um campo desafiador no âmbito dos cursos de formação de professores, destacando-se pela sua ênfase na unidade teoria e prática. Assim, este artigo é resultado das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, campus Parintins/Am, da Universidade Federal do Amazonas, tendo como objetivo analisar a relevância do estágio na formação docente e na constituição de ser professor(a), além de identificar desafios e contribuições dessa experiência para o desenvolvimento profissional do docente. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Parintins, em uma turma do 4º ano. Tomou como base teórica os estudos de Freire (1996), Pimenta (2011), entre outros. Para a produção dos dados utilizou-se a observação participante. Os dados revelaram a importância do Estágio Supervisionado na formação dos futuros professores, uma vez que ao engajarem-se em ações reflexivas e colaborativas, compreendem os desafios dos processos formativos, bem como as nuances do contexto de atuação e as experiências vivenciadas como fonte de constituição do ser professor(a) e desenvolvimento profissional.