O ensino da Botânica deve ser incluído como conhecimento base desde os anos escolares iniciais, gerando assim maior interesse futuro nessa área da Ciência. A aplicabilidade desse conteúdo dentro de sala de aula pelos professores do Ensino Fundamental I ainda é escassa, trazendo assim questões sobre como esse aprendizado pode ser incluído nas aulas. O presente trabalho tem como objetivo analisar os recursos usados pelos professores em sala de aula e, a partir de então, elaborar recursos metodológicos para serem utilizados durantes as aulas de Botânica, avaliar os conhecimentos prévios que os alunos tem sobre a temática e utilizar aulas teóricas e práticas para transmissão desse conteúdo de forma lúdica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal na cidade de São Luís, Maranhão, no turno vespertino, onde temos um total de 23 alunos do 5º ano e 28 em cada turma do 3º e 4º ano, sendo somente uma turma por ano dando um total de 79 alunos com idades entre 8 e 11 anos. Através de questionário, foi coletada a relação de materiais disponíveis utilizados pelos professores durantes as aulas da disciplina de Ciência e como são ministrados os conteúdos em sala de aula. Após a aplicação do questionário aos professores, foi elaborado um cronograma de atividades teóricas e práticas semanalmente para observar a dinâmica de sala e a participação dos alunos. Dada a importância do estudo sobre as plantas e toda sua estrutura, se faz necessário aulas que incluem o direcionamento voltado para desenvolver a curiosidade do aluno, trazendo retorno para a própria comunidade em que estão inseridos. Dessa forma, durante a pesquisa, percebemos o envolvimento dos alunos que buscavam aprender mais, questionando constantemente durantes as aulas todo o conteúdo de Botânica e como os mesmos poderiam aplicar esse conhecimento no seu dia a dia.